Um dos papeis do psicologo organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO TEÓRICA

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Embora se costume associar a psicologia organizacional diretamente as praticas empresariais, a psicologia organizacional é um campo eclético que usa conceitos e técnicas sociais, educacionais e experimentais, além de muitas outras disciplinas. (SPECTOR, 2010). O aspecto principal da psicologia organizacional é a ciênciaaplicável sobre a demanda apresentada pelas pessoas nas organizações. A psicologia organizacional pode ser divida em três faces a partir de uma perspectiva evolutiva em que vão se agregando. A primeira face caracteriza-se por uma aplicação da psicologia no trabalho, onde há um enfoque dos conhecimentos psicológicos voltados para a produção industrial e racionalidade instrumental, dessa forma, apsicologia preocupa-se em buscar e definir condições adequadas de trabalho evitando problemas adaptativos e que podem refletir na saúde e qualidade de vida do trabalhador. A segunda dá maior ênfase na questão da estrutura das organizações e na relação dessas na compreensão do comportamento humano dentro do trabalho, está face é denominada como a Psicologia das Organizações, embora as divisões; industrial eorganizacional sejam distintas em teoria, mas iguais no foco, à produção. Embora a psicologia industrial e organizacional não possam ser facilmente separada, existe uma diferença entre elas, as pessoas. Para Spector (2010) a parte organizacional se desenvolveu com base nas relações humanas, com o foco no colaborador como individuo é maior do que a existente na divisão industrial, preocupando-secom o bem-estar dos funcionários no âmbito de trabalho.
A terceira fase vê o trabalho como algo mais amplo como um fenômeno psicossocial e não apenas as relações organizacionais e do trabalho, nessa fase também se adota uma postura crítica em relação à Psicologia Organizacional, acusando está de buscar nortear as contradições e desigualdades criadas pelos sistemas de produção capitalista.Nesse sentido, deixa-se de lado a busca pelo ideal de qual seria o melhor humano, trabalho e resultado e concentra-se então em descrever o trabalho, como este se insere no mundo, como produz e em quais condições. (GONDIM, BORGES-ANDRADE e BASTOS 2010).


A psicologia organizacional tem sido acusada de ajudar a manter o status quo. Baritz (1960) manifesta o uso de técnicasoriundas da psicologia para manipular os trabalhadores da indústria americana. A administração cientifica, principalmente por meio de Taylor, difundiu a ideia do homem almejando obter o máximo de dinheiro em troca do mínimo esforço possível. Revista à desatenção desse autor para o fator humano como elemento de contracontrole, os empresários deram-se conta da importância de investir no controle dosrecursos humanos. Os psicólogos surgem nesse contexto como o grande aliado do capital, aqueles que se preocupam com a aplicação, sem questionar sua finalidade: os “servos do poder”. (ZANELLI, 2002).



Resende (2010) endossa ao dizer que os psicólogos dedicam-se a estudar apenas o eixo de trabalho e as atividades da psicologia organizacional são apenas métodos de exploração e alienação,afinal estão no núcleo da empresa a serviço do capital, nesse sentido a psicologia organizacional se contradiz ao dizer que corrobora com o desenvolvimento humano.




Segundo a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) a

Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia. Psicólogosescolares e educacionais são profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e à pesquisa na interface
Psicologia e Educação. As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as...
tracking img