Pisicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia. [1]
A psicologia estáligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais atividades do psicólogo organizacional:
* Analisar cargos e salários;
* Realizar seleção erecrutamento de novos funcionários;
* Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo);
* Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;
* Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;
* Organizar um clima organizacional mais eficaz;
* Resolver situações de conflitos entre funcionários;
* Projetar sistema de avaliação dedesempenho;
* Avaliar a eficácia de uma prática específica.
O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_organizacional
Bibliografia
* Bergamini, C.W. (2006). Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: Psicologia do Comportamento Organizacional, 4. ed. São Paulo: Atlas.
** O que é psicologia organizacional? São os conhecimentos da psicologia aplicados na empresa. Mas é só ? Não, o conceito vai bem além. Antes de entendermos o que é psicologia organizacional, é importante que se tenha o conceito de trabalho. Dentro da visão Humanista, é definido como uma atividade que corresponde ao artificialismo da existência humana. A definição do Dicionário Aurélio o colocacomo “atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou emprego”. O trabalho tem como finalidade suprir as necessidades humanas sejam elas financeiras, sobrevivência e/ou existências, pois o trabalho forma a identidade do indivíduo.

Fonte: Psicologia Organizacional - Psicologia Organizacional - Atuação - O psicólogo organizacionalpode atuar em organizações de trabalho, nos processos mentais do trabalhador, seleção dos candidatos e gestão de pessoas. melhorando o trabalho e a vida dos funcionários da organização de forma a buscar proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho. Vale salientar que não é atividade do Psicólogo organizacional ofertar atendimento clínico com os colaboradores, embora o acolhimento possa vir aser realizado.
A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção a saúde do trabalhador e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitará melhor desempenho e maior satisfação do organismoempresarial e da sociedade.

Fonte: Psicologia Organizacional - Psicologia Organizacional - Atuação - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-organizacional#ixzz1wB9TaOmb
* Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-organizacional#ixzz1wB9JY3q7

A Psicologia Organizacional estuda osfenômenos psicológicos presentes  nas organizações, é o ramo da Psicologia que atua sobre os problemas organizacionais.
Uma Organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e equipamentos, o trabalho visa suprir as necessidades humanas, sendo assim a atuação do psicólogo organizacional vai além de recrutar e selecionar pessoal, deve trabalhar afim de melhorar a vida dos funcionários na empresa,...
tracking img