Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA DE COBRANÇA DE CONTAS A RECEBER:

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas vêm enfrentando bruscas mudanças no mercado em que atuam, o que as leva à necessidade de evoluírem das práticas gerenciais existentes para uma abordagem contemporânea acerca de suas necessidades reais. Para isso, os gestores precisam conhecer os pontos fortes e fracos do ambiente de sua empresa paraimplementar ações que permitam o acompanhamento das novas tendências a fim de alcançar seus objetivos.


As pequenas e médias empresas, em especial, estão inseridas neste cenário de concorrência acirrada e precisam estar envolvidas, permanentemente, no esforço de conquistar e fidelizar clientes. Neste contexto, facilitar o fechamento de vendas por meio da concessão de crédito tem sidouma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas, para manter uma carteira de clientes fiéis e alavancar suas receitas.


Uma vez que a concessão de créditos gera riscos, a política de cobrança dos créditos dispostos aos clientes é um fator imprescindível para o sucesso das finanças empresariais empresas, uma vez que através dela consegue-se diminuir o numero de inadimplentes. Alémdisso, através da política de cobrança pode-se ponderar se os gastos com cobranças produzem contribuição igual ou superior em termos de perdas com devedores insolventes.



Política de cobrança


A política de cobrança da empresa compreende procedimentos adotados para cobrar as duplicatas a receber quando elas vencem. A eficiência da política de cobrança pode ser avaliadaparcialmente, observando o nível de inadimplentes ou incobráveis. Normalmente segue-se um roteiro para cobrança, começando por envio de carta, depois telefonema, logo em seguida visitas pessoais, uso de agências de cobranças e, por fim, protesto judicial.

A cobrança é um fator muito importante do ciclo operacional e financeiro de uma empresa, e tem adquirido cada vez mais um papel relevantedentro das empresas. Segundo Silva (2006, p. 354), “a gestão de cobrança deve estar focada na maximização visando melhorar o fluxo de caixa e na minimização de perdas de negócios futuros”.


Assim, as políticas de crédito e cobrança devem andar em harmonia com as atividades e mercados envolvidos com os negócios da empresa. Essas políticas são relevantes e precisam ser determinadas deforma clara, além de dispor de estrutura eficiente para operacionalizar o processo de forma eficaz, considerando a perspectiva de risco.


O consentimento desse tipo de cliente pode levar à liberação de crédito para todos os demais clientes, o que pode gerar menor custo com análise de crédito e crescimento acelerado da participação da empresa no mercado. Esse aumento rápido da participação nomercado irá requerer que a empresa opere com uma margem maior.


Uma análise de crédito e ações de cobrança de baixo custo pode ser compensada com maiores gastos com investimentos em recebíveis e maior volume de perdas de crédito.


Já no quadrante superior direito observa-se também uma política de crédito direcionada para clientes de alto risco, porém esta vem conjugada comuma forte ação de cobrança. Neste caso, os baixos gastos com análise de crédito tendem a ser compensados com maiores gastos no reforço de cobrança para reduzir perdas e investimentos em recebíveis.


Neste caso a empresa trabalha com uma margem de lucro bem apertada, o que não oferece possibilidade de maiores investimentos em duplicatas a receber e perdas. Por outro lado, a preferênciade clientes de baixo risco pode limitar o crescimento das vendas.


A premissa é de que bons clientes pagam bem e, portanto, a empresa não precisa se preocupar com ações de cobrança. Neste caso, apesar de a empresa operar com clientes de baixo risco, o leve acompanhamento da carteira de recebíveis pode elevar o prazo médio de recebimentos e, então, demandar maior volume de capital de...
tracking img