Guerra civil no timor leste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*--*

Trabalho

De

Historia

Escola Estadual Cândido mariano
Aquidauana 17, de outubro de 2012.
Aluna: Natalia soares n° 27
Tema: A descolonização da África.

A guerra civil no Timor Leste
O Timor leste foi colônia portuguesa até 1975, momento em que o império colonial lusitano na áfrica e na Ásia desmoronou. Nesse mesmo ano, tropas indonésias invadiram aregião, iniciando uma ocupação longa e sangrenta. Contra a presença indonésia lutavam a frente revolucionaria de Timor leste independente, dirigida por xanana Gusmão, seu guerrilheiro, as forças armadas de libertação de Timor leste.
No final do XX, Portugal e o governo da indonésia, com a medição da ONU e dos Estados Unidos, iniciaram negociações para definir a situação da região e fixaram a data paraa realização de consulta popular.
A maioria dos timorenses votou pela independência. Grupos paramilitares da indonésia que ficaram informados com o resultado invadiram o Timor leste e mataram centenas de pessoas, alem de provocar a fuga de cerca de 200 mil timorenses. A residência dos timorenses forçou a rendição dos indonésios. A ONU enviou para a região uma força de paz, nomeando chefe dogoverno provisório Sergio vieira de Mello.
Em 2002, o ex-lider guerrilheiro xanana Gusmão foi declarado oficialmente o vencedor das primeiras eleições presidências do Timor leste.

A descolonização da áfrica
Ao desenhar o mapa político da áfrica, as potencias europeias dividiram os territórios segundo seus interesses político e econômico. Se por um lado essa rivalidade facilitava a subordinaçãopolítica e econômica, por outro conduziam tensões que transformaram a áfrica em um verdadeiro barril de pólvora.
Um dos primeiros movimentos de libertação da áfrica foi o pan-africanismo surgido no século XX. O movimento contribuiu para a criação da organização para a unidade africana em 1963.
Ao fim da segunda guerra mundial os movimentos de independência afro-asiáticos ganharam impulsos. Nocaso das colônias inglesas as iniciativas partiram das metrópoles.
O poder passaria para as mãos de um líder africano escolhido que em troca preservaria os interesses da antiga metrópole no país. Esse acordo acerrou as disputas étnicas na região.

A independência da áfrica francesa
O processo de independência das colônias francesas na áfrica foi de modo pacifico, apesar de detenção de liderespolíticos nacionalistas em conflito com autoridades coloniais.
O governo da frança tomou a iniciativa de apresentar propostas reformistas, entendidas como sendo o primeiro passo para a emancipação. Essas reformas estavam reunidas em um documento chamado loi-cadre, a lei-quadro adotada em 23 de junho de 1956. Segundo o documento, os colonos de cada território teriam direito de voto para elegerrepresentantes para as assembleias locais e para os conselhos de governo.
Em viagem a áfrica francesa, em 1958, o então presidente Frances, Charles de Gaulle, prometeu que os colonos seriam consultados sobre o fruto de cada região colonizada pela frança em uma consulta popular, no qual todos teriam que decidir se queriam ou não fazer parte da comunidade francesa. Ficou claro que as regiões que nãointegrassem a comunidade teriam sua independência imediata, mas não contariam com o apoio do governo Frances.
A Guiné foi a única colônia que se manifestou contraria ao ingresso na comunidade francesa.
Com a vitoria da proposta de formação da comunidade francesa pela maioria dos colonos, ficou decidida que a língua oficial seria o francês.
A formação da comunidade francesa possibilitou que omovimento de emancipação das colônias ocorresse de modo negociado, sem os conflitos armados. Assim em 1960, uma onde de independências tomou conta da áfrica francesa, e novos países se constituíram: Madagascar, Costa do marfim, Gabão, e outros, embora muitos deles permanecessem ligados à frança.
* Argélia
Argélia um caso atípico no Norte da África. Nessa região, o caso mais complexo foi o...
tracking img