Cultura de morangos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 105 (26107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO



O negócio proposto é uma empresa de fruticultura produtora de morangos na região dos Campos de Cima da Serra. Basear-se-á nos fundamentos da administração moderna tendo como lastro o cenário atual da economia brasileira, olhando o segmento de uma forma macro econômica para buscar uma observação de todo o seu entorno desde a região como o país. Faremos uma leiturade como se encontra o consumo e a apreciação deste produto pela população, em que quantidade consomem, que qualidade encontram no mercado e quais os seus anseios quanto ao produto. Em resposta a esta análise, será descrito o empreendimento proposto situando-o dentro deste amplo universo estabelecendo algumas considerações interessantes do mercado que o rodeia.


2.1. FILOSOFIA EMPRESARIAL

Afilosofia da organização se assemelha a personalidade de uma pessoa, é ela que dará a empresa e a seus colaboradores o caminho que deverão seguir, nesta está, qual é o foco da empresa dentro de seu segmento de mercado, o que pensa para seu futuro e quais são os princípios éticos que defenderá em todas as suas atividades. Estes pilares deverão servir de suporte para o desenvolvimento do trabalhotanto a nível operacional quanto a alta gerência, sendo um desafio a gestão conduzir a equipe neste norte em todos os momentos. Explicitaremos agora qual é a filosofia deste empreendimento.
Visão- Ser a melhor empresa produtora de morangos da região.
Missão- Produzir morangos de alta qualidade sendo referência no mercado regional, objetivando satisfazer as necessidades e anseios dosclientes sempre agregando valor ao produto.
Negócio- Ser uma empresa de fruticultura que visa aplicar a melhor técnica agrícola com uma gestão estruturada nos fundamentos da administração.
Valores
Honrar suas parcerias, tanto fornecedores quanto clientes;
Ser transparente em todas as transações;
Prezar pela saúde dos consumidores, oferecendo-lhes o melhor fruto;Sustentabilidade ambiental;
Zelar pela natureza e todo ao seu entorno;

2.2 ANÁLISE DO MACRO AMBIENTE

Para Certo e Peter (1993, p. 38) “as organizações modernas são influenciadas pelo ambiente e estão constantemente interagindo com eles. Como as organizações são sistemas abertos, os fatores ambientais inevitavelmente as influenciam”. A análise do ambiente externo éfundamental, pois as organizações estão voláteis a tais mudanças e a análise criteriosa do macro ambiente fornecerá suporte às condutas administrativas sustentáveis. Refletindo sobre o histórico de consumo da população brasileira podemos destacar que houve uma acentuada elevação do poder de compra dos brasileiros nos últimos oito anos, sabe-se que, este é reflexo de uma política governamental que buscou adiminuição da miséria trazendo par ao consumo pessoas que outrora estavam banidas deste desfrute, visto que, muitas trabalhavam apenas para ganhar o sustento sendo exclusas do índice de consumidores ativos. Hoje se sabe que a classe C no Brasil corresponde a 53% da população sendo aproximadamente 101 milhões de pessoas, tendo ainda 21% correspondendo à classe A com 42,19 milhões de pessoas e aclasse D e E com 26% tendo 47,9 milhões de brasileiros. Então podemos afirmar que 74% da população estão em pleno consumo dispostos a comprar e retornar a compra se o produto satisfazer suas necessidades. A situação anterior analisada é motivadora para o negócio proposto, pois sabemos que um alto percentual da população está habilitado financeiramente para compra e o produto que estamos analisandopor ser fruticultura e trazer benefícios a saúde facilita sua entrada no mercado. Vemos o chamado da medicina à construção de uma vida saudável para colher no futuro uma velhice livre de algumas doenças, isto tem alertado a todos buscarem recursos naturais para uma maior estabilidade da saúde geral.


2.2.1 Descrição do ambiente econômico

Segundo Certo e Peter, (1993, p. 42) “o...
tracking img