Resumo sobre a economia e a geopolitica da amperica do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GEOGRAFIA

Resumo sobre a Economia e Geopolítica da América Do Sul

Raphael Martins - Nº 36 - 2ºA


A economia dos países sul americanos tem sua base nos setores agrícolas, pecuários e na extração de minérios. Ela está fundamentada tanto na produção para consumo interno dos países, como também para exportação, mantendo em equilibrio sua balança comercial.
As atividadeseconomicas em atividade nos paises sul americanos, está voltada para a produção de produtos de origem tropical, temperada e de mineração.
Os principais cultivos agrários são justamente os de exportação, como a soja e o trigo. A produção de alimentos básicos como as hortaliças, o milho ou o feijão é grande, mas voltada para o consumo interno. A criação de gado destinada à exportação de carne éimportante na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Colômbia. Nas regiões tropicais os cultivos mais importantes são o café, o cacau e as bananas, principalmente no Brasil, na Colômbia e no Equador. Por tradição, os países produtores de açúcar para a exportação são: Peru, Guiana e Suriname, sendo que no Brasil, a cana-de-açúcar também é utilizada para a fabricação de álcool combustível. Na costa doPeru, noroeste e sul do Brasil cultiva-se o algodão.
Além dos grandes setores voltados para a exportação, existe ainda pequenas atividades voltadas para a subsistência:
Grande parte do território sul americano é tomado por grandes áreas de florestas, e muitas industrias madeireiras acabaram se instalando nessas regiões, no entanto, direcionadas a lucro próprio. No entanto, muitas empresasmultinacionais e estrangeiras, vêm se instalando nesses territórios, com o intuito de explorar madeiras nobres, destinadas a exportação. Há também a presença da pesca comercial, mais predominante nas áreas costeiras do pacífico.
A Industrialização e a produção de alimentos são duas das mais importantes atividades do segundo setor comercial, assim como também as produções de ferro, aço, cimentos,petrolíferas e também as de bens de consumo.
Na América do Sul, foram tentadas várias vezes a criação de blocos econômicos nos quais estivessem presentes apenas os países sul americanos, como o pacto andino (CAN) e a associação latino americana de integração (ALADI). No entento, dentre os blocos que estão atualmente em atividade, destaca-se o Mercosul:
MERCOSUL significa Mercado Comum do Sul, que nadamais é do que a União Aduaneira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, instituída pela assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991. O aprofundamento do processo de integração, com a consolidação do livre comércio e da política comercial comum na região, pretende alcançar, no futuro, um Mercado Comum.
Fazem parte do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A Américado sul pode ser dividida em 5 divisões geopolíticas:

Guianas: Formada pela Guiana, Guianas Francesas e Suriname, as Guianas limitam-se ao sul e leste com o Brasil, ao oeste com a Venezuela e ao norte com o oceano Atlântico. No entanto, ao se contabilizarem todas as definições mais amplas, a extensão territorial das Guianas abarca desde o rio Orinoco até a margem esquerda da foz do rioAmazonas.
É exatamente na posição norte, na faixa das terras baixas e próximas do litoral, que concentra-se 90% da população total das três Guianas.
A população é pouco numerosa, constituída predominantemente de negros, indígenas, mestiços e asiáticos. A maior parte da população concentra-se na área urbana.
Os minerais são as principais riquezas das Guianas, destacando-se a bauxita.
Nas planíciessetentrionais (litoral) sobressaem o cultivo de cana-de-açúcar, cacau, café e frutas tropicais.
América Andina: Formada pelo Chile, Bolivia, Peru, Equador, Colombia e Venezuela, a população dos países andinos é superior a 134 milhões de habitantes, sendo a Colômbia, o Peru e a Venezuela os países mais populosos.
Na composição étnica da população andina, sobressaem os índios e os mestiços de índio...
tracking img