Cultivo de citros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultivo de citros

Introdução

São originários principalmente das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudeste da Ásia, incluindo áreas da Austrália e África. Foram levados para a Europa na época das Cruzadas. Chegaram ao Brasil trazidos pelos portugueses, no século XVI.

Suas árvores, de porte médio, atingem em média quatro metros de altura; a copa é densa, de formatonormalmente arredondado. As folhas são aromáticas, assim como as flores,  pequenas e brancas, muito procuradas pelas abelhas melíferas e matéria-prima da água de flor de laranjeira. Os frutos são ricos em vitamina C; possuem ainda vitaminas A e complexo B, além de sais minerais, principalmente cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro.

No Brasil, a produção de citros ocorre principalmente no Estadode São Paulo, onde encontram-se cerca de 85% da produção brasileira de laranjas (14,8 milhões t; 700 mil ha); também, na ordem de aproximadamente 1,5 milhão t, destaca-se a produção de Tahiti e tangerinas, como a Ponkan e o tangor Murcott. Outros estados como Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul contribuem para o agronegócio dos citros com a produção, principalmente, de laranjas,tangerinas e Tahiti.

As laranjas representam a principal espécie cítrica cultivada no País. A pujança da produção brasileira deve-se ao grande mercado mundial de exportação de suco. Com o conhecimento das qualidades nutricionais, a demanda para o suco cítrico tem crescido.

A produção de citros in natura para o mercado interno e externo tem-se destacado pela crescente necessidade damelhoria da qualidade dos frutos. No caso do mercado interno, além do consumo da fruta, destaca-se a demanda de laranjas, tangerinas e limões para o preparo de suco fresco.

Clima

Os citros desenvolvem-se melhor em regiões de clima mais ameno, desde que os solos sejam adequados e o regime pluvial atinja cerca de 1.200 mm anuais, bem distribuídos durante o ano, podendo-se suplementar osdéficits com água de irrigação. A altitude mais adequada aos pomares varia de 20 a 500m e o regime pluviométrico de 1.000 a 1.800mm. Com respeito a umidade relativa, a média pode estar situada entre 75 a 80%. A temperatura média anual varia de 19ºC no Sul a 25ºC no nordeste. Independente da região, a floração ocorre em setembro, podendo ocorrer mais de uma florada à medida que se aproxima dascondições tropicais e quanto mais distante do equador maior tempo permanecem os frutos na árvore. Os elementos climáticos exercem influência sobre os citros, destacando-se dentre esses a temperatura que, além de ter efeito acentuado sobre a qualidade do fruto, foi o fator que determinou a distribuição geográfica das plantas cítricas na grande faixa de 40º ao norte e sul do equador. Os frutos produzidos nosclimas frios têm melhor coloração da casca e da polpa, bem como teores mais altos de açúcares e ácidos, que acentuam o sabor.

Solos

As plantas cítricas, apesar de terem determinadas exigências em relação a textura dos solos, preferindo os areno-argilosos, adaptam-se aos solos muito arenosos como também aos argilosos, ajudando-as nesta adaptação o uso de diferentes porta-enxertos. Áreascom solos argilosos e declive maior que 18% ou com solos arenosos e declive maior que 15% não são adequadas para a instalação de pomares cítricos, pois existe grande risco de ocorrência de erosão e degradação do solo. A profundidade efetiva mínima do solo deve ser de 1,0 a 1,2 m.

Calagem e adubação

Antes de qualquer prática de correção e adubação do solo é necessário realizar a análisequímica do mesmo para determinar a acidez, a disponibilidade dos nutrientes e possíveis barreiras químicas ,como a presença de alumínio, existentes. É o método mais barato, prático e rápido para avaliar a fertilidade do solo. Mas para ter valor, a amostra de solo, deve ser coletada com critério a representatividade. Recomenda-se para o pomar a ser implantado, a coleta de amostras seis a oito...
tracking img