Laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tangerinas encantam citricultores do sudoeste do Estado
O II Dia de Campo de Tangerina realizado em 4 de julho em Capão Bonito (SP), sob a coordenação do Centro APTA Citros “Sylvio Moreira”/IAC e da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento/DDD, órgãos subordinados à APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimeno do Estado de São Paulo – representou uma excelente oportunidade para muitoscitricultores do Estado e, principalmente, da região receberem informações técnicas e atualizadas a respeito do cultivo dessa saborosa fruta. A qualidade continua sendo o principal tema discutido nesses encontros, razão pela qual a constante busca por novas tecnologias é o fator mais importante para quem se dedica aos mercados de frutas frescas de tangerinas, tanto o brasileiro como – e principalmente - ode exportação. Sob essa ótica, duas importantes palestras foram proferidas pelos pesquisadores científicos do Centro. Dirceu de Mattos Junior abordou aspectos do manejo nutricional de macro e micronutrientes relacionados à produção de frutos de alta qualidade, finalizando com a exposição de uma tabela de adubação específica para tangerinas. Em seguida, Jorgino Pompeu Junior apresentou importantesconhecimentos acumulados sobre as influências de diferentes portaenxertos na qualidade do produto final. Enfocou ainda a importância de um planejamento adequado para a escolha da combinação copa/porta-enxerto a ser utilizada, considerando as condições edafoclimáticas de cada região e as incompatibilidades existentes. Ao lado, frutos expostos para degustação no II Dia de Campo de Tangerina, emCapão Bonito, sudoeste do Estado de São Paulo. O alto nível de discussão que se apresentou após cada palestra demonstrou o grau de interesse e a conscientização dos participantes na busca pela obtenção de frutos que garantam o sucesso mercadológico. No período da tarde, foram feitas visitas a pomares, orientadas pela PqC Rose Mary Pio e pelo Engº Agrº José Dagoberto De Negri, do Centro APTA Citros,quando os produtores puderam conhecer ensaio contendo 22 variedades de tangerinas enxertadas em dois portaenxertos. A seguir, foram oferecidas, para degustação, frutas das diferentes variedades que se encontravam no pico de colheita. O evento, considerado, como o do ano anterior, de grande êxito, foi coordenado pelos pesquisadores Rose Mary Pio e Jairo Lopes de Castro, com a colaboração de JoséDagoberto De Negri, que já estão programando o próximo para junho ou julho de 2003.

Cordeirópolis, Julho de 2002 • Número 86

Leia ainda nesta Edição
. Morte súbita dos citros preocupa o Ministério de Ciência e Tecnologia . Página 3. . Centro APTA Citros oferece mais um Curso de Citricultura. Página 4.

Editorial
O fortalecimento do Centro APTA Citros “Sylvio Moreira”
Uma corrente é tãoresistente quanto o seu elo mais fraco. Este é um velho ditado popular, que se aplica com precisão ao agronegócio de citros, na medida em que ele cresce e seus segmentos ou elos se fortalecem. A área industrial se assenta sobre quase 20 fábricas em funcionamento, com perto de 1000 extratoras, responsáveis pela produção de suco concentrado em grande escala, uma das principais vantagens competitivas dosetor cítrico brasileiro. Além do suco concentrado, as unidades industriais produzem óleo essenciais de citros, polpa cítrica peletizada, e dlimoneno. O valor estimado dessas empresas atinge valor de mercado de 4 bilhões de dólares. As exportações de suco concentrado de laranja vêm sendo feitas a granel com emprego de caminhões tanques refrigerados, navios graneleiros e tanques de armazenagem(-16º C), complementada por embarques em tambores (260 kg). Toda essa atividade está em aprimoramento e elevam a quase 2 bilhões de dólares o valor das exportações. Uma visão sucinta da cadeia produtiva de citros, no Estado de São Paulo, mostra um outro segmento forte, com ênfase no aspecto sócio-econômico. A atividade é geradora de um número muito elevado de empregos, e rendas e de divisas para o...
tracking img