Cross docking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso

Cross Docking
Aplicado na Empresa
Delfor

Projeto Interdisciplinar III - Professor Antônio

Aline 102937
Daniele 101911
Gregory 102921
Gláucio 101913
Jéssica 102903

3º Semestre de Logística - Manhã

Sumário

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3DEFINIÇÃO DO CROSS DOCKING...................................................................4

BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DO CROSS DOCKING..............................5

TÉCNICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CROSS DOCKING..............................6

ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DELFOR....................................................7

RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO ANTES DO CROSSDOCKING.....................8

PRIMEIRAS AÇÕES PARA MELHORIA DO PROCESSO................................9

GANHOS OBTIDOS PELA EMPRESA............................................................10

CONCLUSÃO....................................................................................................12BIBLIOGRAFIA.................................................................................................13
INTRODUÇÃO

A Logística de acordo com o conceito de vários pesquisadores, visa de um modo geral, demonstrar como as empresas podem alcançar de maneira mais rentável, o atendimento aos clientes de forma personalizada e no prazo esperado.
Este estudo abrangerá alguns conceitos de movimentação interna, o seu tempo de espera, a armazenagem e expedição, com o objetivo de reduzir ao máximo onível de estoques e de realizar entregas freqüentes de mercadorias, em pequenas quantidades, e com custo operacional reduzido, utilizando a técnica do Cross Docking.


DEFINIÇÃO DO CROSS DOCKING

O Cross Docking, também chamado de “Flow Through” tem como função distribuir de maneira imediata, a mercadoria recebida, em um armazém para carregamento e entrega, de forma a reduzir os níveis deestoque e os custos operacionais.
Este sistema possui leitores de códigos de barras que demonstram e direcionam as mercadorias, conforme origem e destino. Com esta ferramenta, os pallets são expedidos em suas respectivas docas através de correias transportadoras que farão a entrega local.
Uma premissa utilizada para este sistema é que as mercadorias permanecem em um período de tempo curto nãoultrapassando o limte de 18-24 horas.
Segundo Neves, 2005, o processo de Crossdocking trata-se de operações simultâneas de movimentação de materiais entre a doca de entrada e a doca de saída, sem a necessidade da estocagem física.
As transportadoras utilizam esta ferramenta com a finalidade de troca de mercadorias, vindo ou indo para destinos diferentes, funcionando como um hub. Neste sentido, asmercadorias são recebidas de diversas localidades, sendo então consolidadas, e entregues no local de destino.


BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DO CROSS DOCKING

Antes desta ferramenta ser implantada em uma empresa, é necessário um estudo aprofundado de demanda, produto, fluxo de informações e pessoas.
Produtos que necessitam de pouca movimentação possuem alto valor agregado, impactam diretamentenos custos de armazenagem, e têm um sistema de RFID que contribuem para o roteamento, com baixa variabilidade são indicados para serem distribuídos através desta técnica (Oliveira Neves, 2005).
Abaixo alguns benefícios que a ferramenta pode oferecer:

• Reduz o tempo de movimentação e armazenagem de estoque;
• O item acima permite que o custo de manuseio seja menor;
• Os materiais podem serconsolidados demaneira mais eficaz;
• A utilização de espaço no armazém é reduzida devido a agilidade do processo;
• Melhora o ciclo de obsolescência dos produtos;

Não só pensando em benefícios, é muito importante entender o impacto que a mesma pode causar, abaixo, algumas desvantagens:

• Identificar os produtos que podem passar por este tipo de projeto;
• Entender e sincronizar as...
tracking img