Cross docking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário UNA

Pós - Gestão Estratégica de Logística

LOGISTICA DE DISTRIBUIÇÃO E TRASPORTES

CROSS DOCKING

Prof:
ROBERTS VINICIUS DE MELO REIS

Alunos:
RAFAEL JUNIO OLIVEIRA
MARCELO VIOTTI NOGUEIRA
RENATO STEFANI ARAUJO
GUILHERME NETTO MOREIRA
HUGO LEONARDO SILVA CAMPOS
VALTER DE ARAUJO JUNIOR

Introdução

O ambiente do mercado atual, marcado por umaconcorrência cada vez mais acirrada, pela globalização da economia e por uma revolução tecnológica acelerada, levou as empresas a visarem melhorias em seus sistemas, principalmente de produção e de logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhores serviços, e conseqüentemente, um posicionamento no mercado favorável.

Segundo Apte & Viswanathan (2000), diversas empresas alcançarammelhorias significativas em suas operações de manufatura por meio da aplicação de sistemas operacionais, onde o planejamento das operações passou a atuar de forma sincronizada com o fornecimento. Com os resultados obtidos, o foco empresarial sofreu um redirecionamento. Este deixou de priorizar as operações de produção e passou a priorizar as operações de logística e distribuição. A ênfase seria nosentido de manter os estoques em níveis mínimos ao longo da cadeia logística e realizar as entregas com baixo volume e com maior freqüência. Isto porque, com a redução de estoques, os custos de operação correspondentes, principalmente das atividades de picking¹, são reduzidos também.

Surge então, com o objetivo de reduzir o nível dos estoques e realizar entregas freqüentes em pequenasquantidades, e com custo operacional reduzido, o sistema de distribuição Cross Docking. As instalações que se utilizam deste sistema não realizam as atividades de armazenagem e picking, isto porque a carga recebida por diversos fornecedores é imediatamente preparada para ser transferida para a área de embarque.

As constantes mudanças no mercado levaram a um redirecionamento do foco empresarialpara o consumidor final. Assim, as formas tradicionais de distribuição que “empurravam” a produção para o mercado, passaram a ser substituídas por novas formas onde o abastecimento é “puxado” pela necessidade de mercado. Entre estas novas formas de distribuição apresenta-se o sistema Cross Docking.
O sistema Cross Docking opera transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para aárea de embarque, sem armazená-la, buscando com isso oferecer melhores serviços e manter a oferta constante de produtos. Entretanto, existe pouca investigação sobre o conceito desse sistema, suas modalidades e suas principais características. Além disso, o seu uso não é muito difundido no território nacional, existindo operadores logísticos que oferecem tal serviço, mas que não operam em tempointegral, mas sim em forma de contrato com os clientes. Tal sistema se apresenta como um novo sistema de distribuição que busca oferecer melhores serviços e manter a oferta de produtos, através da utilização de estoques e preços reduzidos. Para isso, ele reduz o manuseio de materiais dentro das instalações, transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de embarque.DESENVOLVIMENTO

Os sistemas de distribuição vêm apresentando um desenvolvimento nos últimos tempos e o uso de operações tipo Cross Docking tem crescido. Isto porque as empresas vêm buscando principalmente uma melhoria na eficiência da distribuição, por meio da redução dos custos referentes às atividades realizadas nos depósitos, e a manutenção do nível de serviço oferecido aos clientes.

Segundoa EAN International (2000), Cross Docking se define como sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou CD, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento de entrega, ou seja, transferência das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de entrega, com tempo de estocagem limitado ou, se possível, nulo.

As...
tracking img