Cross-docking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cross-docking
O Cross-Docking é um sistema que opera transferindo a mercadoria (que pode possuir ou, não necessariamente, alto índice de giro ou perecibilidade) diretamente da área de recebimentopara a área de embarque, com tempo de estocagem limitado ou, se possível, nulo, buscando com isso oferecer melhores serviços e manter a oferta constante de produtos.
O Cross-Docking, também chamado dedistribuição “flow through”, permite que a administração dos Centros de Distribuição (CD’s) concentre-se no fluxo de mercadorias e não na armazenagem das mesmas. A aplicação deste sistema buscareduzir ou eliminar, se possível, duas das atividades mais caras realizadas em um armazém. Segundo Schaffer(1998), estas seriam a estocagem e o picking. Assim, ao buscar redução de custos através daredução do manuseio de materiais, e redução do nível de estoques, o Cross-Docking trabalha com pedidos de ordens dos clientes em menores quantidades, entregues em ritmo mais freqüente, mantendo o nível deserviço ao cliente. Essa técnica proporciona diversas vantagens tanto para o fornecedor quanto para o cliente. Dentre as diversas vantagens identificadas destacam-se:
1) Redução de custos: todos oscustos associados com o excesso de estoque e com
distribuição são reduzidos, já que o transporte é feito em FTL (faster-than-light) e de forma mais frequente;
2) Redução da área física necessária no CD(Centro de Distribuição): com a redução ou eliminação do estoque, a área necessária no centro de distribuição é reduzida.
3) Redução da falta de estoque nas lojas dos varejistas: devido aoressuprimento
contínuo, em quantidades menores e mais freqüentes;
4) Redução do número de estoques em toda a cadeia de suprimentos: o produto passa
a fluir pela cadeia de suprimentos, não sendo estocado;
5)Redução da complexidade das entregas nas lojas: é realizada uma única entrega
formada com toda a variedade de produtos dos seus diversos fornecedores, em um
único caminhão;
6) Aumento do...
tracking img