Crise da grecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 1

Objectivos da Unidade:

Ao final desta Unidade inicial, o aluno devera estar apto a:
• Identificar os principais pontos da agenda de relações internacionaiscontemporâneas;
• Estabelecer o conceito e as características da Globalização;
• Assinalar a evolução histórica e a importância de Relações Internacionais como disciplinaacadémica.

AS RELACOES INTERNACIONAIS NO MUNDO CONTEMPORANEO
As últimas décadas do século XX foram marcadas pela intensificação das relações entre os povos, de uma maneira comonunca experimentada anteriormente. Cada vez mais, as distâncias estão menores, tempo e espaço perdem o significado que tinham para nossos pais e avos, e as pessoas de diferenteslocais do globo tomam consciência de que “a menor distancia entre dois pontos e uma tecla”.

O século XXI chegou trazendo grandes conquistas: o mundo esta menor, globalizado,interligado física e electronicamente; pode-se tomar café em Londres e almoçar em Washington; as fronteiras perdem sua importância; o sistema internacional vê-se cada vez maisintegrado; a tecnologia alcança milhões de pessoas, e não há limite ao conhecimento humano. O último século do segundo milénio presenciou uma evolução tecnológica inimaginável!

OPROCESSO DE GLOBALIZACAO
O termo globalização pode ser entendido como fenómeno de aceleração e intensificação de mecanismos, processos e actividades, com fins à promoção de umainterdependência global e, em última escala, à integração económica e política em âmbito mundial. Trata-se de conceito revolucionário, envolvendo aspectos sociais, económicos, culturais epolíticos.

Registe-se, ademais, que esta e apenas uma das várias conceituações do fenómeno, o qual não é recente, mas se acelerou a partir da segunda metade do século XX.
tracking img