Crescimento e desenvovilmento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A pesquisa enfocou o plano de metas e o segundo PHD como os principais planos de crescimento para o Brasil no período da ISI.

CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO
O Conceito de Crescimento tem suas origens no campo teórico da economia na fase Mercantilismo. O mercantilismo tinha como certo que um país só poderia alcançar o crescimento econômico através do acumulo de metais preciososconsiderando como reserva de riqueza e moeda de troca de comercio.
Não concordando com os mercantilistas os pensadores fisiocratas acrescentaram que não seria o acumulo de riqueza na forma de metal precioso, obtido através do Comercio Internacional que geraria o crescimento econômico, mas sim a produção de produtos agrícolas.
Era uma moeda valorizada na economia, agrícola, como grande proporçãoem sua produção Exemplo: a safra do café e para a corrente do pensamento econômico clássico, o crescimento econômico continua significando desenvolvimento econômico, assim como para os mercantilistas e os fisiocratas.
Portanto; já se inicia entre os pensadores clássicos como Adam Smith a oposição às visões ate então empreendidas de que o crescimento econômico é realmente gerado apenas pelaprodução agrícola ou pelo acumulo de metais colocando-se no ambiente de trabalho produtivo a principal geradora da riqueza das nações.
Com os agentes econômicos agindo livremente no mercado, por natureza própria, ocorrera uma busca por vantagens pessoais em satisfazer suas necessidades inolivioluais.
Podemos afirmar que para os economistas clássicos ao utilizar se ao máximo os seus recursos de produçãona satisfação de suas necessidades, enquanto o mercado não estiver saturado, um, pois trabalhara em pleno emprego terá uma produção com rendimentos produtivos crescente com custos baixos, preço competitivo no mercado extremo e lucros cada vez mais elevados, promovendo o aumento do nível de poupança interna e conseqüentemente o alimento do investimento, gerando crescimento produtivo, crescimento doproduto total e crescimento econômico.
Porem, em todos os pensadores clássicos compartilhava dessa visão otimista. Para Max, o sistema econômico era dividido em duas classes sociais:
1° - a classe capitalista, proprietária dos meios de produção;
2° - a classe trabalhadora, proprietária da força de trabalho.
Keynes acerca da ineficiência do liberalismo econômico exacerbado, na sua concepçãoinicial também proporcionou diferenciar-se o conceito de crescimento econômico e desenvolvimento econômico.
Keynes em sua obra “Teoria geral do Emprego”, do juro e da moeda (1936) aborda fortemente a questão do emprego a da distribuição de renda para explicar o que geraria o crescimento econômico, centrando sua analise, principalmente, na abordagem macroeconômica do emprego e dos fatores docrescimento econômico diante da renda e do emprego, sob a forma de critica e abordagem clássica do pleno emprego, ampliando a ação do estado, mesmo que financiado com déficits públicos e aumento de impostos e, maior igualdade social, através da ação do estado como regulador do mercado e provedor e serviços sociais, com vistas à construção do estado de bem-estar social demandada simplesmente porque aprodução crescera independentemente do poder de compra dos trabalhadores, o que não permitiria que o mercado alcançasse, por si, o equilíbrio de pleno emprego.
Os Planos Econômicos
Teve por inicio na década de 30 sua transição entre dois modelos de estados no Brasil o mesmo se concentrava entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Plano Especial- Plano Especial de obras públicas e apartamentosde defesa nacional.
Período Previsto (1939-1944).
Trata-se do marco inicial do planejamento no Brasil.
O Plano Especial foi um resultado direto que foi criado na década de 30.
Plano de Obras e Equipamentos- Período previsto (1944-1948).
Com a execução desse plano foi precedida por duas missões técnicas norte-americanas encarregadas do diagnostico dos problemas brasileiros, bem como a...
tracking img