Perfil do profissional de departamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil do profissional de departamento de pessoal.

Introdução

O que significa Administração?

Ação de administrar, dirigir os negócios públicos ou privados de gerir bens (Aurélio).

O conceito palavra administração vem do latim AD (direção, tendência para) e MINISTER (subordinação ou obediência) e significa aquele que uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta umserviço a outro.

No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa de administração passou a ser a de interpretar os objetivos proposto pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fimde alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo. (material de estudo Prof.ª Valdenice)

Gestão- ato ou efeito de gerir, gerenciar.

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, politicas e práticas definidas, com o objetivo deadministras os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. A gestão de pessoas ocorre através da PARTICIPAÇÃO, CAPACITAÇÃO, ENVOLVILMENTO E DESENVOVILMENTO DE FUNCIONÁRIOS de uma empresa, e área tem função de HUMANIZAR as empresas. Muitas vezes a gestão de pessoa é confundida com setor de recursos humanos, porém RH e a técnica e os mecanismos que o profissionalutiliza e gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional. As gestões de pessoas assim como recursos humanos fazem parte das áreas administrativa. (Idalberto Chiavenato).

Em virtude a isto no inicio da década 90, com globalização e amodernização dos tempos atuais onde a tecnologia e informatização avançada transformam-se a cada instante é necessário termos profissionais qualificados, eficientes, produtivos e atualizados. É de fundamental importância para saúde física e de desenvolvimento sócio econômico de qualquer organização que vise crescimento e lucratividade no mercado tão competitivo a valorização de seus profissionais.As empresas precisaram passar por uma reestruturação, compreender que seus maiores bens e patrimônios são seus funcionários e seus talentos. Não mais contratava profissionais para exerce as funções e

sim pessoas capacitadas, competentes e talentosas. Profissionais que aceitassem desafios e que contribuíssem com seus talentos para o desenvolvimento da organização.

Hoje, cada vez mais seinveste na área de recursos humano de gestão de pessoa. Surgi a necessidade de profissional que tenha perfil adequado para contribuir com a organização e os seus colaboradores, pois será a ponte entre ambos . O profissional departamento de pessoal vai além de contratante e da parte burocrática do setor. Ele precisa ter perfil adequado para exerce à função proposta.

Para exerce esta função ha poucotempo atrás era preciso ter escolaridade de ensino médio completo. Hoje para ser um profissional desta área é preciso formação acadêmica nível superior e isto com contribui para a formação do perfil desejada para esta função. Pois neste período de formação ele passa por diversas etapas que contribuíram para o perfil necessário a um gestor. O perfil desse profissional esta relacionado a váriosaspectos como:

Ética profissional – espera-se deste profissional que ele seja ético, pois assim saberá respeitar seu próximo, seguir corretamente as normas da empresa, a hierarquia da mesma e buscar seu crescimento sem precisar prejudicar seus colegas de trabalho.

Conhecimento sobre contabilidade, leis, informática e da língua portuguesa - fazem parte da sua competência curricular, pois ele...
tracking img