Fisica nuclear/ impacto produzido na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Física Nuclear-Impactos Produzidos na Sociedade

A radiação pode vir de qualquer fonte de um externo, tal como um aparelho de raios X, ou uma fonte interna, tal como um radioisótopo injetado. O impacto da radiação sobre o tecido vivo é complicada pelo tipo de radiação e da variedade de tecidos. Além disso, os efeitos da radiação nem sempre são fáceis de separar a partir de outros fatores,tornando-se um desafio, por vezes, para cientistas isolá-los.
O estudo da física nuclear proporciona discussões como esta, pois afetam fortemente as relações entre as sociedades.
Desde que existe vida humana, que esta depende totalmente do meio ambiente, e dos seus recursos. O Homem consome, e depende cada vez mais dos bens materiais, é este elevado consumo que exige demasiado da Natureza, e dosrecursos que esta possui.
Atividades como, o desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico, não tem parado de aumentar, que por sua vez causa o elevado aumento dos consumos mundiais, embora de forma desigual, fazendo com que cada vez mais se recorra aos recursos energéticos não renováveis e renováveis que nos fornecem energia.
O Homem, de hoje em dia, serve-secada vez mais dos recursos não renováveis, devido aos elevados custos e a pouca rentabilidade dos recursos renováveis. A energia Nuclear e a sua possibilidade de utilização, que possuí elevados riscos, mas em contrapartida também possuí benefícios, faz com que esta esteja a gerar variadas discussões a níveis internos e externos do país. Esta é vista como uma possível fuga ao alto consumo, edependência do petróleo, mas como todas as outras energias, teremos que fazer um balancete dos seus prós e contras.
Por exemplo, considerado os impactos positivos para a sociedade, podemos relacionar as seguintes aplicações da energia nuclear:
Na medicina nuclear, são utilizados os radioisótopos, tanto em diagnósticos como em terapias. Um exemplo prático bem conhecido é o uso do iodo-131, que emitepartícula beta e radiação gama para diagnóstico de tireóide.
Na radioterapia, utilizada para destruir células cancerosas. Um dos aparelhos de radioterapia mais conhecidos é a “bomba de cobalto”, utilizada no tratamento contra o câncer, e que nada tem de “bomba” ( não explode).
Na agricultura, os impactos produzidos na sociedade esta presente na produção de alimentos. É possível acompanhar, com ouso de traçadores radioativos, o metabolismo das plantas, verificando o que elas precisam para crescer, o que é absorvido pelas raízes e pelas folhas e onde um determinado elemento químico fica retido.
Há também a aplicação de radioisótopos na indústria, mais conhecida como radiografia de peças metálicas ou gamagrafia industrial. – Impressão de radiação gama em filme fotográfico.
Alem dosimpactos positivos, a sociedade também tem que conviver com os impactos negativos da utilização da energia nuclear, por exemplo:
O vazamento de grande quantidade de material radioativo tem graves efeitos na saúde pública e impactos no meio ambiente.
No núcleo de um reator nuclear a partir da fissão do urânio, existem mais de 60 elementos radioativos, tanto com a vida curta como vida longa, que seacumulam no organismo, por serem parecidos com nossos elementos biológicos.
Entre eles, iodo, o estrôncio 90 e o césio são alguns dos poluentes mais prejudiciais para a saúde humana, que aumentam o diagnóstico de todo o tipo de câncer e diminuem a imunidade do organismo.
A afecção do iodo é imediata, provoca mutações nos genes e aumenta o risco de câncer, especialmente de tireóide.
O césio sedeposita nos músculos, enquanto o estrôncio se acumula nos ossos, durante um período mínimo de 30 anos. As duas substâncias multiplicam a possibilidade de incidência de câncer de ossos, de músculos e tumores cerebrais, entre outras patologias.
As radiações afetam também o sistema reprodutivo, com mais riscos às mulheres que nos homens. Os espermatozóides se regeneram totalmente a cada 90 dias, no...
tracking img