Pobreza em mocambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A pobreza é um fenómeno que afecta vários paises a nível mundial, Moçambique é um dos países que enfrenta este mal.

O trabalho a seguir apresentado debruça-se acerca do fenómeno pobreza em Moçambique, apontando suas causas e explorando detalhadamento aquele que é o plano de acção para a redução da pobreza absoluta. Este plano apresenta uma estratégia de desenvolvimento porpilares, onde encontramos três pilares : Governação, Capital humano e Desenvolvimento económico, em que cada pilar desempenha um papel fundamental para a concretzação dos objectivos do plano. Ainda nesta ordem de ideias encontramos os assuntos transversais que são tidos em cada um dos pilares de desenvovilmento.

Objectivo geral

O presente trabalho define como objectivo geral a analise do fenómenopobreza em Moçambique, apresentando possiveis causas e algumas soluções definidas no Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta.

Objectivo específico

Como vimos anteriorimente, o PARPA possui uma estratégia de desenvolvimento por pilares onde os assuntos transversais são tidos em conta em cada um dos pilares, explicar porque é que esses assuntos devem ser tidos em conta em cadapilar e vincando a importância de cada pilar constitui o objectivo específico do presente trabalho.

Metodologia

As consultas bibliograficas constituiram em grande parte a metodologia usada para o presente trabalho, no qual o uso dos PARPAs(I e II) foi indispensavél para a realização e estruturação do mesmo.





Lista de abreviaturas

CIT : Ciências de Informação e Tecnologias

HIV :Virus de Imunodeficiência Humana

MEC : Ministério da Educação e cultura

PARPA : Plano de acção para redução da pobreza absoluta

PPI : Plano Perspectivo Indicativo

PRE : Programa de Reabilitação Económica

PRES : Programa de Reabilitação Económico e Social

SAN : Segurança Alimentar e Nutricional

SIDA : Sindrome de Imunodiciência Adquirida

TIC : Tecnologias de Informação eComunicação



















1. Pobreza


1. Definção


1. Etimologicamente

A palavra Pobreza deriva de Pobre + Eza. A palavra "pobre" veio do latim "paupere", que vem de pau = "pequeno" e pario = "dou à luz" e originalmente referir-se-ia a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado.

2. De acordo com o PARPA I, Pobreza é a“incapacidade dos indivíduos de assegurar para si e os seus dependentes um conjunto de condições básicas mínimas para a sua subsistência e bem estar, segundo as normas da sociedade ”.


Segundo o Parpa II, Pobreza é a “Impossibilidade por incapacidade, ou por falta de oportunidade de indivíduos, famílias e comunidades de terem acesso condições mínimas, segundo as normas básicas dasociedade.”


2. Causas
A pobreza que o nosso país hoje enfrenta possui antecedentes, as causas da pobreza são algumas delas remotas. A seguir vamos destacar algumas delas:
• A colonização com fraco ênfase no capital humano;
• Uma experiência socialista falhada;
• A guerra civil que durou 16 anos;
• Cerca de 80% da população do campo vive com base na agricultura tradicional;2. O Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA)

O governo moçambicano na prespectiva de reduzir o impacto da pobreza absoluta, tem vindo desde os primeiros após a independência tentando encontrar soluções para reduzir o impacto ou mesmo irradicar a pobreza no país. A prova disso são os constantes planos e programas que vem sido implementados desde o inicio daindependência.
Após o insucesso de planos como : PPI, PRE, PRES, entre outros, o governo moçambicano adopta em abril de 2001 o PARPA I que funcionou entre 2001-2005, findo este o governo resolve dar continuidade ao mesmo, ou seja, alargando o seu prazo para a concretização de alguns objectivos que falharam, é neste âmbito que em Maio de 2006 emerge e é aprovado pelo conselho de ministros o PARPA II....
tracking img