Cpc 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS


STRONG SANTO ANDRÉ

GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

















COMBINAÇÕES DE NEGÓCIOS – CPC 15


12 Jose Ivan Lopes

Mariana Squarize
Paula Maia







| ||


OBJETIVOS BÁSICOS

Combinação de negócios é uma operação por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação.
Aobtenção do controle de um ou mais negócios pode ocorrer por diferentes meios, tais como um conjunto de ativos líquidos de outra empresa que constituem um negócio, aquisição de ações em quantidadesuficiente para obtenção do controle de outra sociedade, cisão para transferência de parte de um patrimônio para terceiros etc. O negócio de aquisição de ativos ou participação numa entidade é que é acombinação de negócios, e não o processo jurídico de incorporação, fusão ou cisão.
Aquisições de ações ou quotas, incorporação, cisão e fusão e outras formas de reorganização societária serão consideradascomo combinações de negócios, para fins contábeis, apenas quando por meio de operação houver a obtenção de controle de um ou mais negócios.

ASPECTOS LEGAIS E SOCIETARIOS

Incorporação

É aoperação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações. (art. 227 lei 6.404/76)
Em resumo uma empresa absorve todo o patrimônio da outra,trazendo seus ativos e passivos para a constituição de uma terceira, desaparecendo as duas anteriores.






Fusão

É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formarsociedade nova, que lhes sucedera em todos os direitos e obrigações (art. 228 lei 6.404/76)
Em resumo duas empresas se juntam formando uma nova empresa e desaparecendo as anteriores.

Cisão

É a...
tracking img