Cpc 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O IFRS 3 ou CPC 15 – Business Combinations (Combinação de negócios) trata das combinações de empresas, operações contempladas nas normas brasileiras como processos de incorporações e fusão de empresas.
Uma combinação de empresas é o ato de unir entidades ou negócios independentes em uma única entidade obrigada a reportar informações financeiras. O resultado de quase todas ascombinações de empresas é que uma entidade, a adquirente, obtém o controle de um ou mais negócios, a adquirida. Se uma entidade obtém o controle uma ou mais entidades que não são empresas, a união dessas entidades não constitui uma combinação de negócios.

1. Objetivo

O objetito se estabelece por meio de princípios e exigências aprimorando a importância, o crédito e o confronto dasinformações, de forma que o comprador admita e meça em suas demonstrações contábeis os ativos e os passivos nas participações societárias de não controladores na admissão; administra e meça o goodwill adquirido, resultado de uma combinação de negócios, e por fim ele controla o vazamento de certas informações na qual possibilita aos usuários a avaliação tanto da natureza quanto dos efeitos financeiros a qualesta combinação de negócios trará.

2. Alcance

O alcance se aplica tanto nas operações quanto nos acontecimentos que aceitem a definição da combinação de negócio. Porem ele não se aplica: na forma de execução mantida em um mesmo conjunto pronta no pronunciamento técnico CPC 19 (RI); na aquisição de ativo ou grupo de ativos que não constitua negócios nos termos desta articulação; emcombinações de entidades ou negócios sob controle comum.

2.1.1 Identificação de combinação de negócio

A identificação da data de aquisição se da no dia em que o controle da adquirida e obtido. Nesse dia o adquirente legalmente transfere a contra prestação pelo controle da adquirida, adquirindo os ativos e assumindo os passivos da adquirida.

2.1.2 Reconhecimento e mensuração de ativoidentificável adquirido, passivo assumido e de participação de não controlador da adquirida.

Reconhecimento

O reconhecimento se da a partir da data da aquisição na qual o adquirente identifica o ativo identificáveis adquiridos, os passiveis assumidos e quaisquer participações de não controladoras na adquirida.

Condições de reconhecimento

Os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidosdevem atender na data de aquisição, as definições de ativo e de passivo dispostas no Pronunciamento Conceitual Básico – Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Para fins de reconhecimento os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos devem fazer parte do que o adquirente e a adquirida trocam nas operações de combinação de negócios.

Aaplicação do principio e as condições de reconhecimento pelo adquirente podem resultar no reconhecimento de alguns ativos e passivos que não tenham sido anteriormente reconhecidos como tais nas demonstrações contábeis da adquirida.

2.1.3 Classificação ou designação de ativo identificável adquirido e passivo assumido em combinação de negócios

O adquirente deve fazer a classificação com basenos termos contratuais, nas condições econômicas, nas politicas contábeis ou operacionais e em outras condições pertinentes que existam na data da aquisição. Porem, por exemplo, não se limitam a:

a) Classificar ativos e passivos financeiros específicos como mesurados ao valor justo por maio do resultado;
b) Designar um instrumento derivativo como instrumento de proteção;
c)Determinar se um derivativo embutido deveria ser separado do contrato principal.
O adquirente deve classificar tais contratos com base em suas clausulas contratuais e em outros fatores na data de inicio do contrato

Mensuração

Na data da aquisição, a cada negociação o adquirente de mensurar os componentes da participação de não controladores na adquirida e confiram a seus detentores uma...
tracking img