Copiar e colar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação De Alianças Estratégicas Intersetoriais

Resumo
O objetivo do artigo é apresentar a avaliação das alianças estratégicas intersetoriais do Programa Além das Letras. O Referencial Teórico abordou os três setores (Governo, Mercado e Organizações Não-Governamentais) da sociedade, Alianças Intersetoriais - Conceitos, características, objetivos, desafios e avaliação de aliançasestratégicas intersetoriais. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi qualitativa. As técnicas utilizadas foram entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. As entrevistas foram elaboradas com base no Instrumento de Monitoramento de Alianças, proposto pelo CEATS (Centro de Estudos de Administração do Terceiro Setor). A análise foi feita a partir da divisão dos parceiros nos grupos de Gestão(Instituto Avisa Lá e Instituto Razão Social), Execução (Secretaria Municipal de Educação), Recursos (Grupo Gerdau e IBM) e Apoio Institucional (Ashoka, UNDIME, UNESCO, a Fundação Avina e o Unicef). As variáveis analisadas foram: Alinhamento de Expectativas, Estratégias, Comprometimento, Comunicação, Papéis, Recursos, Agregação de Valor e Sistemas de Avaliação. Em relação ao alinhamento entre osparceiros identificou-se que a aliança apresentou mais pontos divergentes do que convergentes em relação ao grupo de Gestão e Apoio Institucional. Entre o Instituto Avisa Lá e Instituto Razão Social, responsáveis pela gestão, não houve divergências em suas opiniões. O grupo de Recursos tem o foco na transferência de recursos financeiros e não-financeiros, o Apoio Institucional exerce a função dedivulgação e o de Execução é responsável na operacionalização do Programa Além das Letras. Recomendou-se, por isso, que as parcerias sejam avaliadas de acordo com os papéis e objetivos de cada organização envolvida.

1. Introdução

A crescente mobilização de recursos privados para fins públicos tem proporcionado um novo cenário no qual as organizações do Primeiro, Segundo e Terceiro setores têm sealiado para trabalhar uma determinada causa social. Melo Neto & Froes (1999) afirmam que a estratégia de parceria envolvendo empresa, governo, ONG´s e sociedade civil tem sido a mais nova tendência de atuação no terceiro setor.
Neste trabalho Alianças e Parcerias possuem o mesmo significado, que de acordo com Fischer (2003a) são todas as formas de colaboração ou trabalho conjunto dos trêssetores da sociedade na atuação social.
Ao atuarem em aliança, as organizações buscam maior eficiência, know-how, redução de custos, captação de recursos, visibilidade, entre outros (FISCHER, 2002a). Além disso, as organizações potencializam a qualidade das ações, fortalecem e ampliam a capacidade de ação e troca de conhecimentos e aprendizado (Adulis, 2002). Assim, a atuação em aliança deveatingir resultados em conjunto e algumas questões devem ser levadas em consideração, de acordo com Marques (2003), tais como definição de objetivos comuns, prazos, investimentos, responsabilidades financeira, tecnológica, pesquisa, infra-estrutura, informação e pessoal técnico .
Um dos grandes desafios em se tratando de alianças intersetoriais é a sua avaliação e monitoramento. Existem poucosprocedimentos adequados para este novo tipo de gestão, que possui um formato diferente das de um negócio comercial (Bose, DUTRA E SHOENMAKER, 2003). Coelho apud Meirelles (2005) ressalta que a avaliação de resultados e monitoramento das alianças surge no formato de um relacionamento mais cooperativo e menos conflituoso entre os parceiros. Para Dowbor (2002) na área social os resultados maispreciosos, como a construção de capital social, são difusos e desafiam quantificações.
Com o intuito de contribuir para a temática de Avaliação de Alianças Estratégicas Intersetoriais, este artigo tem como objetivo apresentar a avaliação das alianças estratégicas intersetoriais do programa Além das Letras, a partir da aplicação do Instrumento de Monitoramento de Alianças, proposto pelo CEATS...
tracking img