Copiar e colar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

Prof.: Affonso Silva

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE II

Pág. 1

Item 1

SUMÁRIO Assunto TIPOS E FORMAS DE ENTIDADES JURÍDICAS 1.1 - Introdução 1.2 – Firma Individual 1.3 – Sociedades Mercantis 1.3.1 – Sociedade em Nome Coletivo 1.3.2 – Sociedade em Comandita Simples 1.3.3 – Sociedade de Capital e Indústria 1.3.4 - Sociedade em Conta de Participação 1.3.5 –Sociedade Por Quotas de Responsabilidade Limitada 1.3.6 – Sociedade em Comandita Por Ações 1.3.7 – Sociedade Por Ações 1.4 – Sociedades Civis 1.5 – Principais Características das Entidades Jurídicas DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO DUPLICATAS DESCONTADAS PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS 4.1 – Cálculo da Provisão DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 5.1 – Roteiro para elaboração do Balanço do Exercício 5.2 –Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA 5.3 – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL 5.4 – Demonstração das Origens. e Aplicações de Recursos - DOAR 5.5 – Notas Explicativas CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS 6.1 – Conceituação 6.2 – Normas legais de Consolidação 6.3 – Técnicas de Consolidação 6.4 – Exemplos práticos INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO 7.1 – Conceitos 7.2 – MedidasLegais 7.3 – Objetivos Básicos 7.4 - Contabilização BIBLIOGRAFIA

Página 2 2 2 2 2 3 3 3 4 4 4 5 5 6 7 7 7 8 8 9 11 12 14 15 15 15 16 17 21 21 21 22 22 28

2 3 4 5

6

7

8

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR

Prof.: Affonso Silva - E-mail: affonso@uninet.com.br - Home Page: http://usuarios.uninet.com.br/~affonso

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE II

Pág. 2

1 - TIPOS EFORMAS DAS ENTIDADES JURÍDICAS 1.1 – Introdução O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma ou mais pessoas. A empresa, portanto, como unidade econômica singular, dispondo de patrimônio para atingir os seus objetivos, pode ser propriedade de una ou mais pessoas. 1.2 – Firma Individual Quando a empresa possui um só proprietário, diz-se que é Firma Individual. A formajurídica de Firma Individual confunde, numa só, a pessoa civil e o titular da empresa. Os bens e os direitos da pessoa civil, incorporados ou não ao patrimônio da Firma Individual, respondem por todas as suas obrigações. 1.3 – Sociedades Mercantis Se a empresa pertencer a duas ou mais pessoas, assumirá a forma jurídica de Sociedade Mercantil ou Comercial. Existem 7 ( sete ) tipos de SociedadesMercantis, a saber: a) b) c) d) e) f) g) Sociedade em Nome Coletivo; Sociedade em Comandita Simples; Sociedade de Capital e Indústria; Sociedade em Conta de Participação; Sociedade Por Quota de Responsabilidade Limitada; Sociedade em Comandita Por Ações; Sociedade Por Ações.

1.3.1 – Sociedade em Nome Coletivo A principal característica desse tipo de Sociedade Mercantil é que seus sócios respondemilimitadamente pelas obrigações da empresa, comprometendo, solidária e subsidiariamente, o montante de seus bens e haveres particulares no resgate das dívidas da sociedade.

Prof.: Affonso Silva - E-mail: affonso@uninet.com.br - Home Page: http://usuarios.uninet.com.br/~affonso

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE II

Pág. 3

1.3.2 – Sociedade em Comandita Simples A Sociedade em Comandita Simples éconstituída por duas ou mais pessoas, sendo, pelo menos, uma delas comerciante. O sócio ou sócios comerciantes respondem solidariamente pelas obrigações sociais da empresa, e os sócios capitalistas, também chamados comanditários, somente respondem até o limite do valor de suas quotas que compõem o Capital Social.

1.3.3 – Sociedade de Capital e Indústria É constituída por duas ou mais pessoas,sendo um ou mais sócios os que contribuem com dinheiro, bens e ou direitos para a formação do patrimônio, e outro ou outros sócios, com seu trabalho ou aptidão técnica. Os sócios capitalistas equiparam-se aos sócios solidários, responsáveis por todas as obrigações assumidas pela empresa, enquanto que os sócios industriais contribuem com seu trabalho especializado e experiência na atividade, e...
tracking img