Copiar e colar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A SAE – Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão é uma autarquia municipal. Ela é responsável pelo serviço de abastecimento de água (captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água potável), coleta e tratamento dos esgotos domésticos do município de Catalão.

A SAE é hoje um dos exemplos do esforço do governo municipal em melhorar a infra-estrutura e as condiçõesde saúde no município, assumindo papel decisivo na retomada do desenvolvimento econômico e social dos catalanos.
Isto está sendo possível pela decisão de promover um choque de gestão, ousar com responsabilidade e buscar oportunidades. Os resultados começaram a ser percebidos após forte investimento no aumento da oferta de água e na expansão das redes de água e esgoto.
São compromissos principaisda empresa: a qualidade da água de consumo; o combate às perdas de água; a inovação tecnológica; o bom relacionamento com seus clientes e a preservação do meio ambiente, através, principalmente, da reconstituição das nascentes e matas ciliares do ribeirão Samambaia, que abastece a cidade.

A SAE já é exemplo de empresa de saneamento em Goiás e no Brasil, e contribui para que Catalão seja umaterra com melhor qualidade de vida.
Até o ano de 2002, as condições dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Catalão estavam longe do ideal.
Havia falta d`água em vários bairros e a rede de esgoto não conseguia acompanhar a expansão da cidade. Investimentos eram necessários, mas, embora a antiga operadora arrecadasse muito no município, apenas uma pequena parte daquelevalor era aqui investido.
Visando sanar estes problemas e aproveitando o término da concessão à empresa estadual, o governo municipal comprou a briga da municipalização do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Catalão.
Foi literalmente uma briga, que se desdobrou até a última instância judicial.
Em 16 de agosto de 2002, saiu o veredicto: a administração do sistema de água eesgoto de Catalão passou a ser dos catalanos.

A missão da SAE é levar água tratada de qualidade à população, e coletar e tratar o esgoto sanitário, evitando a contaminação dos mananciais e a proliferação de doenças. É também proteger as nascentes dos mananciais, com a certeza de que, assim, está protegendo a água desta e das futuras gerações.
UNIDADES COMPONENTES DO SISTEMA CATALÃO:
OSistema Catalão é composto pelas seguintes unidades:

Captação e Adução Samambaia;
Captação e Adução Pari;
Estação de Tratamento de Água (ETA);
Poços Profundos / Tratamento;
Adução de Água Tratada;
Reservação
Rede de Distribuição.
Os sistemas Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde são compostos por:
poços profundos / Tratamento;
reservação e distribuição.

CAPTAÇÃO E ADUÇÃO DEÁGUA BRUTA
A SAE Catalão possui atualmente dois sistemas principais de captação e adução de água bruta: o primeiro com captação no ribeirão Samambaia, e o segundo com captação no ribeirão Pari, que serve de reforço à Captação Samambaia nos períodos críticos de seca.
O Sistema de Adução Samambaia é composto por duas estações elevatórias em série: Elevatória de Água Bruta (EAB) Captação Samambaiae a EAB Intermediária Samambaia. A elevatória Captação Samambaia aduz água bruta, da captação no ribeirão, até a Elevatória Intermediária Samambaia, e essa até a ETA. A Elevatória Intermediária está localizada na metade da distância entre a captação e a ETA.
O Sistema de Adução Pari é constituído da mesma maneira por duas elevatórias em série: EAB Captação Pari e a EAB Intermediária Pari. Aelevatória Captação Pari recalca água da captação no ribeirão, até a EAB Intermediária Pari, e essa recalca até o poço de sucção da EAB Captação Samambaia.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO POR POÇOS
Os poços artesianos são pequenos sistemas que auxiliam no suprimento de água para a cidade de Catalão.
Nos bairros Castelo Branco, Castelinho e Setor Bela Vista, a vazão que alimenta esses bairros é...
tracking img