Grupos laterais de polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TECNOLOGICO DE PROCESSOS QUÍMICOS

GRUPOS LATERAIS DE POLIMEROS

João Marcelo Witt.
Wilfried Augustin.

TPQ 330
Professor: Valter Niehues

SÃO BENTO DO SUL
JUN / 2009
SUMÁRIO

SUMÁRIO 2
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1 HISTÓRIA DO PLÁSTICO 6
2. TIPOS DE PLÁSTICO 8
2.1 POLI(ESTIRENO TEREFTALATO) PET 8
2.2 PEAD(POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE) 8
2.3 POLI(CLORETO DE VINILA) PVC 9
2.4 POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) 10
3 PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS 13
3.1 PET 13
3.2 POLIETILENO 14
3.3 PVC 15
CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 30

RESUMO

Nesse trabalho iremos apresentar informações de grande valor para variados polímeros, buscando apresentar as mais diversas características quecada grupo funcional pode oferecer. Os polímeros são cadeias formadas por monômeros que muitas vezes possuem grupos laterais diferentes, e cada qual tem uma característica. Neste trabalho constam algumas funções principais para as aplicações diárias. As características variam conforme cada interação, tanto intramolecular quanto intermolecular, alguns polímeros possuem maior dureza, maior resistênciaquímica e mecânica, maior ou menor viscosidade. Todas estas variando conforme a intensidade e o tipo de interação realizada.

INTRODUÇÃO

Encontramos diversos produtos que antes eram em metal ou vidro e que hoje são produzidos com eficiência e menor custo em polímeros.
O conhecimento em geral, tem um papel fundamental na formação de conceitos dos polímeros, podemos assim escolher asmelhores aplicações em cada exigência.
Na realização deste trabalho demos enfoque às características que os grupos funcionais dão ao polímero formado. Cada grupo tem uma função específica dentro da cadeia polimérica pois são varias as interações que podem existir, desde as mais básicas que atuam na tenacidade até as mais sofisticadas como a estabilidade química.
Entendendo a característica que cadagrupo lateral dá ao polímero podemos de uma forma mais objetiva selecionar o material que se deve utilizar para a produção de determinada peça.
1-CARACTERÍSTICAS QUANTO ARRANJO E GRUPOS LATERAIS.

Nos polímeros vinílicos existem três arranjos possíveis dos grupos laterais :
• Atático: aleatório;
• Isotático: todos os grupos de um mesmo lado da cadeia;
• Sindiotático: alternando regularmentede um lado a outro da cadeia.
Se o grupo lateral é pequeno, como no álcool polivinílico (X = OH), e as cadeias são lineares, o polímero cristaliza-se muito facilmente. Entretanto, resultará, invariavelmente, uma estrutura não-cristalina se o grupo lateral for grande - como no cloreto de polivinila (X = Cl) ou no poliestireno (X = anel benzênico) - e se for aleatoriamente distribuído ao longo dascadeias (atático). Em contraste, os polímeros isotáticos e sindiotáticos usualmente se cristalizam, mesmo quando os grupos laterais são grandes.
A copolimerização diminui sempre a regularidade das cadeias poliméricas, promovendo então a formação de estruturas não-cristalinas. Copolímeros podem formar-se segundo vários arranjos geométricos diferentes. Quanto mais irregulares ou aleatórios osarranjos, maior a tendência para não-cristalinidade. Muitas vezes, desenvolve-se um copolímero, porque certa proporção de não-cristalinidade resulta em melhores propriedades. Por exemplo, o cloreto de polivinilideno, que é normalmente cristalino e não muito flexível, pode fazer-se não-cristalino e muito mais flexível por copolimerização com pequena proporção de cloreto de polivinila. A seguir veremosmais alguns grupos específicos e sua influência no polímero.

1.1-Elastômeros.

Os elastômeros possuem um alto grau de elasticidade característico da borracha, pode ser altamente deformado, chega a ser esticado até oito vezes de seu comprimento inicial e retornar ao original.
Os elastômeros não contem grupos fortemente polares ou capazes de formar ligações de hidrogênio; as cadeias...
tracking img