Hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIAS
PISCINAS
SAUNAmilhões todos os meses. O Estado tem 1.730 academias registradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF-RJ), mas ainda há espaço para novos negócios, principalmente para quem estiver disposto a investir na diversidade de público e de atividades. O setor apresenta crescimento da ordem de 38% ao ano e é possível ingressar na atividade com investimento inicial apartir de R$ 50 mil.

Engana-se, porém, quem pensa que o público jovem, especialmente os adolescentes ávidos por um corpo bem esculpido, deve nortear o negócio. A concepção das academias de ginástica mudou. O ex-reduto do fisiculturismo abriga, hoje, quem procura atividades que garantam uma vida saudável.

Dia após dia, o culto do corpo enfraquece e, em seu lugar, ganha força o chamado wellness,que busca a qualidade de vida.

Além disso, o público jovem é muito inconstante, vive atrás de novas atividades e modismos, pode mudar diversas vezes de academia em curtos espaços de tempo, tem disponibilidade financeira irregular e, como está focado na aparência, age como andorinhas, que chegam em bando com a proximidade do Verão e desaparecem no Inverno.

Idosos e natação

Quem acaba pormanter muitas das academias de sucesso é o público mais maduro, muitas vezes, formado por idosos. Eles têm maior disponibilidade financeira e de tempo, além de já terem passado da idade de não saber exatamente o que querem fazer. E entreas modalidades de maior fidelidade por parte dos alunos, o destaque com a natação. Os nadadores são assíduos, mesmo no Inverno, menos vulneráveis a modismos ecostumam praticar o esporte para toda a vida.

Quem soube conjugar esses dois ingredientes de sucesso foi a academia Niterói Swin. Quando idealizaram o negócio, os sócios Pedro Eugênio Alves Junior e Claudio José Albuquerque e Silva tinham um foco comum e muito bem definido: a água. Além da diversidade de atividades aquáticas - natação, hidroginástica, hidroterapia -, a academia investe nadiversidade de públicos.

- Um dos diferenciais da Niterói Swin é o seu conceito de academia familiar, que atende do bebê à terceira idade - explica Albuquerque.

A aposta dos sócios na dobradinha natação e diferentes faixas etárias logo se confirmaria como estratégia de sucesso. A Niterói Swin coleciona uma clientela de 1,2 mil alunos e mantém fila de espera por vagas até sob o frio mais rigoroso.Quatro anos depois da inauguração, a academia cresceu. Os seus 800 metros quadrados passaram a abrigar também espaço para diferentes modalidades de lutas, danças e ioga. Há, ainda, salas de musculação e de condicionamento aeróbico.

Com a forte concorrência do setor, os empresários, além de observarem as tendências de mercado, devem estar atentos à qualidade dos serviços prestados. Cada vez maisbem informado, o consumidor do estilo de vida saudável é também muito exigente. Na Niterói Swin, o staff tem formação altamente qualificada, com todos os coordenadores de equipes pós-graduados em áreas biomédicas. Diferencial da academia, que visa o atendimento personalizado.

Como em todos os setores, a personalização do atendimento é uma tendência. "O aluno procura quem atenda suas necessidades.E nós estamos preparados para atendê-los das 5h30m às 11h30m", conta Albuquerque.

Perda de matrículas

Para evitar a perda de matrículas, o futuro empresário, portanto, deve investir na diversidade de atividades, promovendo a rotatividade dos alunos na própria academia. Outro recurso é optar por alunos-sócios, que pagam mensalidades mais elevadas do que as de atividades específicas e podempraticar qualquer modalidade oferecida pela academia.

A flexibilidade de horários é outro importante fator para o negócio dar certo. A falta de tempo é um dos principais motivos que subtraem os alunos de suas atividades. Problema que aponta outro nicho promissor e ainda pouco explorado pelos empresários: as academias em ambientes de trabalho.

Muito comuns atualmente, as academias em...
tracking img