Fluxograma e mapeamento de processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS E MÉTODOS

FLUXOGRAMA E MAPEAMENTO DE PROCESSOS: ESTUDO DO CASO GERDAU CEARENSE.

FORTALEZA

NOVEMBRO/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃOORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS E MÉTODOS

PROF. ODILARDO VIANA

FLUXOGRAMA E MAPEAMENTO DE PROCESSOS: ESTUDO DO CASO GERDAU CEARENSE.

FORTALEZA

NOVEMBRO/2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 FLUXOGRAMA 5

2.1 Conceito de Fluxograma 5

2.2 Tipos de Fluxograma 6

2.3 Técnicas de Elaboração 7

3 MAPEAMENTO DE PROCESSOS 9

3.1 Conceitos: processo e mapeamento de processos 9

3.2Técnicas de mapeamento 11

3.3 Definição de Negócio 11

3.4 Controle Estatístico do Processo 12

4 ESTUDO DE CASO: GERDAU CEARENSE 14

4.1 Utilização de Fluxogramas 14

4.2 Definição de Negócio 16

4.3 Controle Estatístico do Processo 17

4.4 Estabilização de Processos 18

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1 INTRODUÇÃO

Um processo é uma ordenação específica dasatividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, sendo enfim, uma estrutura para tomada de ações (Davenport, 1994). O processo também pode ser encarado como um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utiliza os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos (Harrington, 1993).Tanto o Fluxograma quanto o Mapeamento de Processos foram novas ferramentas metodológicas desenvolvidas a fim de se obter melhorias ao processo. Abordaremos essas duas técnicas neste trabalho.

O Fluxograma é uma representação gráfica utilizada para esquematizar e visualizar os sistemas. Mostraremos e especificaremos os diversos tipos de Fluxograma, bem como suas vantagens e técnicasde elaboração.

O Mapeamento de Processos é uma ferramenta de gerenciamento e análise que objetiva melhorar os processos ou implantar uma nova estrutura visada para processos.

Este trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade e a combinação dessas duas ferramentas como forma de fornecer uma visão mais transparente e completa do processo na prática. Aplicaremos essateoria em um estudo de caso na Gerdau Cearense, uma empresa líder no segmento de aços longos e uma das pioneiras na utilização das técnicas de gestão da qualidade.

A metodologia utilizada no trabalho é o estudo de caso, com análise dos dados qualitativa, paradigma fenomenológico e dados primários, pois no estudo de caso os dados foram obtidos direto na empresa.

2 FLUXOGRAMA

2.1Conceito de Fluxograma

Existem alguns tipos de representação gráfica que permitem esquematizar e visualizar os sistemas de forma racional, clara e concisa. Entre as técnicas de representação gráfica, a mais utilizada é o fluxograma.

Fluxograma, segundo Cury (2000), é uma técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descriçãoclara e precisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.

Podemos definir, de acordo com o autor, o fluxograma como sendo uma técnica de representação gráfica das tarefas que compõem um processo da organização. O fluxograma permite uma melhor visualização do fluxo de atividades de uma área específica da empresa.

Ele serve, principalmente, parafazer uma padronização dos procedimentos administrativos. É realmente importante, pois dessa maneira torna-se mais fácil controlar as atividades de cada área e descobrir possíveis erros em suas realizações. A descrição das pequenas tarefas da empresa facilita o entendimento de como o todo funciona e mostra os aspectos mais importantes da organização.

Fluxograma, segundo a autora Djalma...
tracking img