Copa do mundo: bom ou mau negócio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

Fala-se muito na copa do mundo de 2014 no Brasil, nas vantagens que o país vai ter com o turismo, vendas deprodutos, investimento nacional, internacional e privado direto e indireto. Sem dúvida entrará milhões de dólares no Brasil, colaborando para o desenvolvimento do país. Entretanto, existem os pós e os contras dessa história, o evento trará muitos benefícios e em contrapartida muitos gastos para comportar o fluxo de pessoas durante a copa, e toda a estrutura que dará suporte a um evento dessa magnitudeque é o maior do mundo. E neste âmbito muitas hipóteses são levantadas de resultados positivos e negativos. Mas, não podemos negar que criará várias oportunidades de negócios, mexendo com a imaginação de novos empreendedores que querem beneficiar-se desse capital. Entraremos mais fundo nesse assunto identificando as oportunidades para pequenos e microempresários, como Gilberto dono da ZZZTransporte Executivo, a fim de fazer um bom planejamento estratégico para a empresa tornar-se mais competitiva e alcançar seus objetivos.





DESENVOLVIMENTO

Todos os preparativos, planejamentos e obras tudo que é preciso para haver uma copa do mundo custará aos cofres públicos bilhões de dólares, muito mais do que os turistas vão gastar no país. Este evento esportivo é muitodisputado, por ser bem lucrativo, observando as copas anteriores. Entretanto, os países onde foram realizados são desenvolvidos e o Brasil luta severamente contra a desigualdade, pobreza entre outras e pode ter um impacto negativo por ser ainda um país emergente. É preciso buscar uma alternativa para mudar esta situação, mas para isso é necessário um bom planejamento, gastando o menos possível eencontrando meios para obter lucro.
O governo brasileiro esta preocupado com possibilidades de desvios de dinheiro da obra da copa, e este é um problema muito sério. Foram tomadas medidas para conter a corrupção fiscalizando as obras, mas a população descrente com os políticos, não acredita que isso seja o suficiente para conter os furtos aos cofres públicos.


ESTUDO DECASO: A COPA DO MUNDO É NOSSA
O resultado final da copa no Brasil, não se sabe, mas sabemos que a copa terá pontos positivos e negativos:
Positivo: investimentos em infra-estrutura, mobilidade, turismo, venda de produto, investimento estrangeiro, público e privado.
Negativo: custo muito alto, desvio de dinheiro, impacto do turismo momentâneo e violência.Precisa-se de um estudo bem detalhado desse aspecto para tirar uma conclusão, mas sem dúvida terá muita oportunidade a pequenos empreendedores, como é mostrado no estudo de caso, sendo elas: transporte privado, redes hoteleiras, turismo entre outras. Porém, o objetivo principal de Gilberto (dono da ZZZ Transporte Executivo) apresentado no caso era fazer contrato direto com as empresasestrangeiras para não ficar nas mãos de atravessadores, e assim transportando Vips e turistas estrangeiros seu público alvo. Para obter esse sucesso Gilberto tem que fazer planos administrativos.
Gilberto primeiro resolveu fazer um planejamento estratégico, seu objetivo a longo prazo é aumentar mais sua frota e sedes por toda a Bahia. Ele sabe que esse planejamento é de dois a cincoanos, então resolveu que alugaria carros durante a copa do mundo para atender mais clientes, ter mais lucros. Ele optou por locar carros porque a copa dura em torno de um mês e acabando ele devolveria os carros, se comprasse não teria lucro algum, pois teria que pagar os carros e logo o dinheiro que entraria seria insuficiente e assim gerando prejuízo.
Gilberto usaria o seu...
tracking img