Ethos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ethos – uma percepção que vai além da superfície

No texto a copa do mundo é nossa tenta o enunciador tenta ganhar a atenção. Os elementos no texto que contribuem para isso, pode ser identificadoem vários momentos no texto. Um exemplo está identificado na imagem do projeto para o estádio da Fonte Nova. Esta imagem tenta nos transmitir uma ideia de alegria das pessoas que participam e desucesso do evento. Na frase “A cidade vai crescer, o governo vai investir em infraestrutura e em mobilidade. Isso sem falar na rede hoteleira e turismo”, ao tentar dar o máximo de importância a copa domundo.

Como o enunciador vê aquele com quem fala e aquilo sobre o que fala

No texto a copa do mundo do Brasil, é possível encontrar todos os tipos de enunciadores que o texto apresenta. Logo noinício do texto na frase de Peter Drucker “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem” é possível identificar o enunciador genérico. Já na frase “OMundial da Alemanha de 2006, o mais lucrativo das histórias das Copas, rendeu uma arrecadação de mais de US$ 2,5 bilhões só com patrocínios, merchandising e ingressos” está identificado o enunciadoruniversal. O enunciador coletivo pode ser identificado na frase “Copa do Mundo no Brasil vai render mais de 340 milhões de reais ao País”. Na frase “Oportunidade, estratégia, ousadia e planejamento sãofatores que podem definir o sucesso e o fracasso de uma empresa” aparece o enunciador individual, tentando passar seu ponto de vista. Com isso, no texto foi possível identificar todos os tipos deenunciadores, o individual, o coletivo, o genérico e enunciador universo.

A ideia do MÉTODO

O momento da história do pensamento ocidental que foi criada a ideia do método, foi quando a partir do ano de1619, René Descartes começa a formular sua geometria analítica e seu “método de raciocinar corretamente”. Nesse ano se rompe a filosofia aristotética adotada nas academias e se propõe uma ciência...
tracking img