Cooperativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Abrir uma Cooperativa
No Brasil, para constituir uma cooperativa são necessárias vinte pessoas físicas, conforme Lei 5.764, de 16.12.1971. Essas pessoas precisam ter algum interesse econômico em comum e estar dispostas a constituir um empreendimento próprio, onde cada pessoa tenha apenas um voto e o resultado seja distribuído proporcionalmente à participação de cada cooperante.
Paraconstituir uma cooperativa sugere-se os seguintes procedimentos:

1. Reunir um grupo de pessoas interessadas em criar a cooperativa, com as seguintes finalidades:
a)determinar os objetivos da cooperativa;
b)escolher uma comissão para tratar das providências necessárias à criação da cooperativa, com indicação de um coordenador dos trabalhos.

2. Realizar reuniões com todos os interessados emparticipar da cooperativa, a fim de verificar as condições mínimas necessárias para a viabilidade da cooperativa, procurando respostas para os seguintes questionamentos:
a)a necessidade é sentida por todos os interessados?
b)a cooperativa é a solução mais adequada? Ou uma associação poderia ser o primeiro passo?
c)já existe alguma cooperativa nas redondezas qe poderia satisfazer aos interessados?d)os interessados estão dispostos a entrar com o capital necessário para viabilizar as cooperativas?
e)o volume de negócios é suficiente para que os cooperantes tenham benefícios?
f)os interessados estão dispostos a operar integralmente com a cooperativa?
g)a cooperativa terá condições de contratar pessoal qualificado para administra-la e um contador para fazer a contabilidade da cooperativa, quetem características específicas?

3.Procurar a Organização das Cooperativas no seu Estado (OCE), para solicitar as orientações necessárias à constituição da cooperativa, inclusive um modelo de estatuto e formulários a serem preenchidos.
A orientação para a constituição de cooperativas deve ficar ao encargo do sistema OCB, pois há uma legislação a ser respeitada e uma doutrina e princípiosinternacionais a serem seguidos, para evitar o surgimento de falsas cooperativas, que frustram o quadro social e criam inúmeros transtornos ao movimento cooperativista.

As Cooperativas e Seus Segmentos de Atividade Econômica


O Cooperativismo no Brasil desempenha suas atividades econômicas de acordo com segmentos específicos, os quais relacionamos a seguir:

1) AGROPECUÁRIO: Composto pelascooperativas de produtores de um ou mais dos seguintes produtos: abacaxi, abelhas e derivados, açúcar e álcool, algodão, alho, arroz, aveia, aves e derivados, banana, batata, bicho-da-seda e derivados, borracha, bovinos e derivados, café, cana-de-açúcar, caprinos e derivados, carnaúba e derivados, cevada, coelhos e derivados, peixes e derivados, feijão, fumo, hortaliças, jacarés e derivados, juta,laranja e derivados, leite e derivados, maçã, madeira, malva, mandioca, mate, milho, ovinos e derivados, rãs e derivados, sementes em geral, sisal, soja, suínos e derivados, trigo, urucum, uva e derivados, e atividades similares além das cooperativas de formecimento de insumos agropecuários.

2) CONSUMO: Composto pelas cooperativas de consumo abertas ou fechadas para compra em escala de produtos,insumos e serviços nas diferentes modalidades de derivados de petróleo, eletrodomesticos, planos de saúde e seguros, cestas-básicas, farmácia, lazer, entretenimentos, automóveis, utilidades gerais e outros bens de consumo.

3) CRÉDITO: Composto pelas cooperativas de crédito rural e de crédito urbano, facilitando o acesso ao crédito com juros baixos e prestações adequadas para financiamentos deprojetos próprios e de compras diversas.

4) EDUCACIONAL: Composto pelas cooperativas de alunos de escolas de diversos graus e pelas cooperativas de pais de alunos.

5) ESPECIAL: Composto pelas cooperativas de deficientes mentais, escolares, de menores de 18 anos, de índios não aculturados, de deficientes físicos e de outras pessoas relativamente capazes.

6) HABITACIONAL: Composto pelas...
tracking img