Cooperativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO FUNCIONAM AS COOPERATIVAS

RESUMO 
Antigamente as cooperativas surgiam com o intuito de solucionar os problemas econômicos e sociais. Atualmente seu principal objetivo é o de prestar serviços com agilidade e comodidade para os seus associados. As cooperativas não visam à obtenção de lucros, e por isso todo o lucro que surge no decorrer de sua prestação de serviços, é dividido entre osassociados de forma igualitária. Os associados são os administradores das cooperativas, por isso recebem cursos de capacitação e aperfeiçoamento para trabalharem em conjunto para manter o bom funcionamento das cooperativas. São inúmeras as vantagens que as cooperativas oferecem, para que as pessoas se tornem associados delas e não clientes de um banco, entre elas as que mais se destacam é a divisãodos lucros obtidos, taxas de juros menores para a efetuação de empréstimos, agilidade em seus serviços e outras. 
Palavras - chaves: Formação. Vantagens. Administração.  
1. INTRODUÇÃO

A escolha desse tema se deu devido á importância de demonstrar o funcionamento e a gestão das cooperativas. As cooperativas beneficiam seus associados na capacitação e no ensinamento do trabalho em comunidade,pois o lucro adquirido é dividido de forma igualitária entre os associados. A administração dessas empresas fica por parte dos próprios associados, por isso o capital pode variar de acordo com os números de cooperados.

Dentre as várias cooperativas existentes, será pesquisada a cooperativa de crédito Sicoob da cidade de Jaguaré, para descrever o funcionamento de uma cooperativa, como ocorre asua formação, como ocorre a elaboração das leis para o funcionamento das cooperativas, quem são os administradores, os benefícios que uma cooperativa oferece para os seus cooperados e para onde são destinados os lucros.

Diante disso, o presente artigo tem o seguinte problema: Porque ser um cooperado de uma cooperativa de crédito e não cliente de um banco?

A pesquisa tem como objetivodemonstrar como ocorre o funcionamento das cooperativas, e em que ela pode beneficiar as pessoas para que se tornem cooperadas e não clientes de bancos.

Acredita-se que uma cooperativa por fazer divisão de lucros com seus cooperados, por oferecer taxas de juros menores em empréstimos, por oferecer mais comodidade e agilidade em seus serviços, pode beneficiar seus cooperados melhor do que os bancos aosseus clientes, pois nos bancos a burocracia é maior para se tornar cliente, as taxas de juros são maiores, e etc.

A pesquisa realizada é exploratória, pois busca a aprimorar as idéias relacionadas com as vantagens de ser um cooperado e também é descritiva, pois descreve a cooperativa mostrando seus benefícios e estabelecendo relação entre ela e o banco. Para a realização dessa pesquisa foiutilizado pesquisa bibliográfica, pois foram coletados dados de livros e também da internet. Ela também é classificada como uma pesquisa de caso, pois foi selecionado um indivíduo e um lugar para realizar a pesquisa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Cooperativismo

De acordo com o SEBRAE MG (2012), a primeira cooperativa surgiu em 21 de dezembro de 1844 na Inglaterra com o propósito de solucionar osproblemas econômicos e sociais. As cooperativas são abertas a todas as pessoas que estejam dispostas a cumprir com suas obrigações e deveres como membro, além de sempre visar o melhor para seus associados. Todos os membros possuem seus direitos a participar da política em suas cooperativas, assim tendo o direito a votar e ser votado, tanto homem quanto mulher.

Os princípios do cooperativismo são:adesão voluntaria e simples, gestão democrática pelos membros, participação econômica dos membros, Autonomia e Independência, educação formação e informação, Inter cooperação e interesse pela comunidade.

* Adesão voluntaria e simples;

Conforme o SEBRAE MG (2012), sem descriminação de raça, sexo, religião ou política, as cooperativas estão aberta para todas as...
tracking img