Estratigrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Petróleo E Gás


- Estratigrafia



CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE
RESERVATÓRIOS EM AMBIENTES PARÁLICOS NO INTERVALO EOPERMIANO, REGIÃO DE SÃO GABRIEL - RS



Este trabalho tem por objetivo a caracterização de reservatórios similares em sistema parálicos através da análise estratigráfica de alta resolução e a determinação da sua textura que influenciamno fluxo dos fluidos dos reservatórios de São Gabriel, em RS. Para este desenvolvimento, foi feito a aquisição de dados estratigráficos através da descrição detalhadas de 2 furos de sondagem e a perfilagem de raios gamas nos 2 poços adjacentes. Depois, foi realizada a definição das fácies, associações de fácies e sistemas deposicionais envolvidos; uma correlação dos poços descritos a partir dadefinição das parasseqüências, tratos de sistema e seqüências deposicionais, resultando em um arcabouço estratigráfico de terceira ordem; e conseqüentemente, a identificação dos potenciais corpos reservatórios e análise através do método multiescalar de heterogeneidades; Por último, gerado um modelo tridimensional com o uso do software GOCAD com base nos conceitos da estratigrafia de seqüências,estabelecendo-se assim, uma análise integradora e completa com base nas propriedades dos reservatórios mapeados.

1. INTRODUÇÃO

A Estratigrafia de Sequencias é indispensável para um bom entendimento do arcabouço geológico e para o gerenciamento e utilização de fontes não renováveis, como o petróleo. Porém, no que diz respeito às técnicas de heterogeneidade, falta aprimoramento, especialmente nosetor petrolífero.
A área escolhida para o estudo é a de são Gabriel, no Rio Grande do Sul, constituídas de rochas sedimentares, da Bacia do Paraná.

2. OBJETIVOS

O objetivo desse estudo é a caracterização de reservatórios semelhantes em sistema parálicos usando a análise estratigráfica de alta resolução, a determinação de heterogeneidade dos fluxo dos fluidos e o estabelecimento de umsistema tridimensional para ajudar no diagnóstico de bons reservatórios.

3. METODOLOGIA

Os testemunhos usados nesse estudo são da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). Para a escolha dos poços a serem descritos, levou-se em conta critérios como : 1) A existência efetiva do testemunho, ou seja, estar perdido ou não-localizado; 2) O estado de conservação em que os mesmos seencontram; 3) A completude do registro (recuperação efetiva) 4) Que atingisse o embasamento (fornecendo assim, a seção local completa do registro sedimentar). Foram avaliados 4 poços: SG-02, SG-07, SG-08 e SG-14.
O resultado dos dados estratigráficos foi feitos pelo estudo de 2 testemunhos de sondagem ((SG-02 e SG-14). Foram identificados as fácies e posteriormente, o agrupamento delas.
Atravésda correlação estratigráfica entre esses poços analisados, foram limitadas as parassequencias resultando em um arcabouço estratigráfico de terceira ordem. Por último,foi elaborado um modelo tridimensional com o uso do software GOCAD, possibilitando a visualização de um modelo estabelecido e a caracterização dos melhores reservatórios.

4. RESULTADOS

Foram identificados 3 sistemasdeposicionais com seus respectivos sub- sistemas: sistemas fluviais, sistema estuarino dominado por marés e um sistema marinho raso dominado por ondas.
O sistema fluvial é reconhecido na porção basal de todos os quatro poços analisados. Foi dividido em: Canal Fluvial - identificado principalmente por apresentar uma associação faciológica composta por ciclos granodecrescentes ascendentes; Planíciede Inundação - constituído por carvões, folhelhos carbonosos e siltitos com restos vegetais e marcas de raízes.
O sistema deposicional estuarino foi reconhecido pelos processos sedimentares envolvidos registrados nas estruturas das fácies componentes deste sistema. Subdivide-se em: Bay-Head-Delta - que é um delta que ocorre na desembocadura do canal fluvial e constitui-se por arenitos grossos...
tracking img