Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O controle interno e a sua importância na organização administrativa financeira e contábil


1.1 Controle - Conceito


Originária do francês contrôle e significa o conjunto de medidas exercidas sobre determinadas ações e processos de um sistema, para que esses não se desviem das normas preestabelecidas.


Conjunto de métodos e documentos que visam à salvaguarda do ativo e à comprovaçãoda legitimidade do passivo. Verificação, inspeção, fiscalização e gerenciamento.


1. Supervisão. 2 força, autoridade, direção, poder. 3 restrição. 4 verificação, fiscalização. 5 instalação de controle. 6 comando, chave, alavanca, direção (de uma máquina). 7 controle, padrão de comparação. 8 direção da economia pelo governo. // vt 1 dirigir, comandar, governar. 2 restringir, reprimir, frear,controlar. 3 regular. 4 testar por comparação com padrão.


“O sistema de controle interno constitui-se do plano organizacional, bem como da totalidade de métodos e procedimentos adotados pela administração de uma entidade para ajudar a alcançar o objetivo administrativo de assegurar, tanto quanto possível, a condução ordeira e eficiente de seus negócios, incluindo observância de políticas enormas administrativas, a salvaguarda física dos ativos, a prevenção e detecção de erros e irregularidades, a integridade dos registros contábeis e a tempestiva preparação de demonstrações contábeis confiáveis.” IFAC


“O plano da organização e todos os métodos e medidas coordenados, adotados dentro da empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e confiabilidade de seus dadoscontábeis, promover a eficiência operacional e fomentar o respeito e obediência às políticas administrativas fixadas pela gestão”.


“É o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela entidade na proteção do seu patrimônio promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e da sua eficácia operacional” (Resolução CFC n°820/97).





1.2 Classificação: segundo a natureza dos organismos controladores


Administrativo - aquele exercido no âmbito do próprio Poder ou unidade administrativa.


Judicial - “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito”.


Político - engloba as ações da Administração Pública não apenas sob o ponto de vista da constitucionalidade elegalidade, como também supervisionando-as administrativa e politicamente, à luz de dados orçamentários, programáticos e operacionais.


1.2 Controle interno e externo


Controle interno - realizado pela administração de cada um dos Poderes de maneira interna corporis, por órgãos de sua própria hierarquia administrativa.


Controle externo - realizado por órgão diverso do controlado, de modoexterna corporis.


1.3 - Constituição de 1967


Art. 70 A fiscalização financeira e orçamentária da união será exercida pelo Congresso Nacional mediante controle externo e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo, instituído por lei.


1.3. Constituição Cidadã


Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo,e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.


Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controleexterno, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.





Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:


I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;


II - comprovar a legalidade e avaliar os...
tracking img