Aseeeaert

894 palavras 4 páginas
Arquitetura de Computadores
Computadores Pessoais

Prof. Esp. Sérgio Lima

Ementa


Visão geral de arquiteturas e técnicas avançadas para construção de computadores modernos.

Justificativa


A disciplina de Arquitetura de Computadores apresentará ao aluno os conceitos básicos e fundamentais sobre como a sua principal ferramenta de trabalho, o computador, funciona do ponto de vista da execução de programas. Compreendendo o funcionamento interno dos computadores torna-se mais fácil descobrir as limitações, que podem ser encontradas em uma determinada família de processadores, para a solução de determinado tipo de problema computacional. Desse modo o aluno saberá escolher a arquitetura mais adequada para cada tipo de necessidade.

Objetivos


Geral:
◦ Capacitar o aluno a compreender o funcionamento de computadores atuais. Visão geral de arquiteturas e técnicas avançadas para construção de computadores sofisticados que impactam os computadores comuns em futuro próximo.



Específicos:
◦ Utilização de famílias específicas de microprocessadores como objeto de estudo visando melhor compreensão do aluno. ◦ Habilitar o aluno a compreender técnicas de projeto e organização de microprocessadores. ◦ Capacitar o aluno a entender o funcionamento geral de computadores digitais, assim como ter uma visão abrangente de técnicas avançadas utilizadas no projeto de computadores modernos. ◦ Introduzir a programação de microprocessadores em nível de máquina.

Visão Geral


O termo arquitetura de um computador refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que tem impacto direto sobre a execução lógica de um programa.

Visão Geral

• CONJUNTO DE INSTRUÇÕES • NÚMERO DE BITS USADOS PARA REPRESENTAR OS VÁRIOS TIPOS DE DADOS (NÚMEROS , CARACTERES) • OS MECANISMOS DE E/S

Atributos de
Arquitetura

• AS TÉCNICAS DE ENDEREÇAMENTO DE MEMÓRIA

Computadores Pessoais
Um computador

Relacionados