Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE INTERNO




Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de ..........................................., do Curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Universidade ..........................., sob orientação da professora.......................................








Sumário

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.2 PROBLEMA 41.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 5
1.4.1 Objetivo Geral 5
1.4.2 Objetivos Específicos 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 ESTOQUE 6
2.1.1 Princípios da gestão de estoques 6
2.2 CONTROLE INTERNO 8
2.3 CONTROLE DE ESTOQUES 9
3 METODOLOGIA 11
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 11
3.2 DETALHAMENTO DA PESQUISA 13
4 RECURSOS 13
4.1 RECURSOS HUMANOS 13
4.2.1 Materiais deConsumo 14
4.2.2 Materiais Permanentes 14
4.3 RECURSOS FINANCEIROS 14
5 CRONOGRAMA 15
6 REFERENCIAS 16


1 INTRODUÇÃO


1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA


Uma forma eficiente de assegurar que a empresa desenvolva de forma coerente e organizada suas atividades operacionais, tanto administrativas quanto da atividade na sua produção é usar um sistema de controle interno, a tornar odesempenho de suas atividades eficaz. O controle interno dentro de uma organização visa à minimização de erros, propositais ou falhas operacionais, identificando-os e aprimorando constantemente suas atividades operacionais.
Para Almeida (1996), “o controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dadoscontábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa”.
A falta de organização prejudica a empresa e ocasiona transtornos nas rotinas operacionais, causando impactos na imagem e no retorno esperado. Esses e outros fatos deixam claro que a administração deve ficar responsável pela implantação de sistemas que melhorem as operações diárias e operacionais dentro daempresa.
Controles eficientemente elaborados facilitam a continuidade das atividades, corrige falhas e evita informações distorcidas. O Controle Interno é uma forma de prevenir que não se esgota, há maneiras de analisar constantemente as operações através da coleta de dados de seus sistemas. Partindo do pressuposto que os sistemas disponíveis no mercado não são perfeitos, existem métodos demelhoramento continuo em seus mecanismos de controle, verificar suas funções de forma a ser um sistema recomendável, se está adequado a empresa, se precisa de melhoramentos e principalmente se esta adequado a realidade da empresa.




1.2 PROBLEMA


Como controlar as entradas de matéria-prima, de uma indústria madeireira, distribuindo-as a cada setor, de maneira que a produção se torne eficiente¿1.3 JUSTIFICATIVA


O desenvolvimento desse projeto deu-se a partir da constatação da existência de problemas na linha de produção industrial de uma determinada indústria madeireira. Seus métodos não estão atendendo as necessidades. A proposta a ser implantada na indústria madeireira será o aprimoramento e desenvolvimento de métodos para controlar seus estoques, e principalmente tornar aprodução eficiente. Durante anos a indústria passou por momentos difíceis em sua administração e produção, não havia coerência em seus métodos. Com o passar do tempo, houve um crescimento inesperado em suas operações, fugindo completamente do seu controle. Neste projeto de pesquisa será estudado formas coerentes e eficazes para que a indústria possa crescer com alicerces sólidos e concisos, na áreade controles internos, abordagens sobre controles administrativos, mas principalmente como controlar os estoques e a matéria-prima, desenvolvendo um sistema de distribuição para cada setor, tornando a produção eficaz e aprimorada.








1.4 OBJETIVOS


1.4.1 Objetivo Geral


Identificar um método eficaz de controle das entradas de matéria-prima, de maneira que cada setor seja...
tracking img