Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA 5
2 HIPÓTESES 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4 JUSTIFICATIVA 6
5 REFERENCIAL TEÓRICO 7
6 METODOLOGIA 7
7 CRONOGRAMA 8
8 REFERÊNCIAS 9









































1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISAO tema da nossa pesquisa aborda de fato a contabilidade como instrumento sistemático para as ações sociais e ambientais promovidas por grandes empresas, como podemos ver atualmente é grande o número de companhias que paralelamente a suas atividades lucrativas mantém programas de sustentabilidades e sociais. As empresas se mostram cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e com o localonde está inserida, promovendo fortes ações de marketing para conscientização do seu público alvo e para que os mesmo tenham uma imagem de que ela apenas não quer vender seu produto, mas quer se fazer presente de maneira sustentável.
A grande ideia é entender porque as empresas agem de tal forma perante este assunto e investem em tais ações.
As empresas buscam participar de ações desustentabilidades e responsabilidade social por preocupação com o meio ambiente e com o próximo, ou elas visam prioritariamente os incentivos fiscais dados pelo governo?
Elas buscam analises especializadas, contábeis e tributárias, antes de indagarem em um processo desses? Será que se não existisse os incentivos elas tratariam os projetos sociais da mesma forma?



2 HIPÓTESES

a)Manter sua boa imagem perante a sociedade consumidora;
b) Se creditar dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo para custeio parcial de tais programas;
c) De fato ter a consciência de que está fazendo sua parte;
d) Preocupação com o efeito de eventos ambientais na economia do país podendo assim afetar seu desenvolvimento;
e) Buscam análises especializadas para preverem os custose os resultados dessas ações;
f) Utilizam a contabilidade como uma ferramenta sistemática, aproveitando suas informações, demonstrações e apoio a toma de decisão;

3 OBJETIVOS


3.1 OBJETIVO GERAL

Buscamos com esta pesquisa saber se as empresas inseridas neste contexto buscam participar de ações sociais e de sustentabilidades a fim de ter vantagens tributárias em contrapartida.Também queremos descobrir se vale a pena e se esses incentivos são compensatórios para as empresas e se eles pesam mesmo na decisão de se engajar em uma dessas ações. Outra questão que buscamos evidenciar e se as empresas antes de tomarem a atitude de participar de um desses projetos, buscam auxilio ou consultoria por parte de seus contadores, a fim de avaliar o seus custo e benefício, assimsaberemos o quão ela se importa com a responsabilidade, com sua imagem e com seus recursos financeiros.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Evidenciar a forma com que as empresas decidem realizar programas sociais, sustentáveis e ambientais;
b) Saber se elas utilizam a contabilidade como um instrumento antecipadamente para somente depois dar inicio as ações;
c) Apresentar as formas de incentivosfiscais que atualmente estão envolvidos em questões sociais;

4 JUSTIFICATIVA

As grandes empresas hoje buscam participar de projetos socioambientais por alguns motivos: sua imagem perante a sociedade em que está inserida, mostrando-se preocupadas com o meio ambiente e com a sustentabilidade em torno de seus clientes, outro fator importante são os incentivos fiscais dados pelo governo, comoabatimento e isenções de impostos. Contando que a carga tributária brasileira hoje é uma das maiores do mundo, podemos perceber que pode ser muito vantajoso para grandes empresas agirem no âmbito social e com isso participarem de programas de incentivos oferecidos pelo governo em busca de parcerias, vimos que o ICMS é um importante fator da nossa pesquisa, outros casos abordam os abatimentos em...
tracking img