Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.DELIMITAÇÃO DO ESTUDO



A Importância do Controle Interno nas Micro e Pequenas Empresas.







































3.PROBLEMA



Como o Controle Interno pode contribuir de forma eficaz nas empresas?






























4.JUSTIFICATIVA



Procura-se com este trabalhochamar a atenção para a crescente importância do Controle Interno nas pequenas e médias empresas, pois estas se encontram motivadas pela pressão do dia a dia de quem tem de cumprir objetivos e metas nas mais diversas áreas. Nesta perspectiva, o posicionamento do controle interno, numa visão atual do seu funcionamento, centra a sua atenção nos diversos setores da empresa, a fim de proteger seus ativos,proporcionando a produção de dados confiáveis e assim, auxiliando a gestão a ter uma administração de forma ordenada nos diversos setores da empresa.

O crescimento constante das pequenas e médias empresas, quer seja em tamanho, quer seja em diversificação de suas atividades econômicas, dificulta o controle de seus diversos setores. Portanto, faz-se necessário o uso de mecanismos os quaispossam auxiliar no controle e fiscalização dos mesmos, proporcionando um controle maior no qual resultará em maior grau de eficiência e eficácia das empresas.

Atualmente as pequenas e médias empresas estão percebendo a relevância do controle interno como ferramenta de gestão, pois o mesmo se mostra bastante eficiente ao evitar a ocorrência de erros e procedimentos ilegais ou fraudulentosque poderiam ocorrer nas empresas. Neste trabalho procura-se demonstrar se realmente o controle interno se mostra relevante como ferramenta capaz de realizar um maior controle e fiscalização nas pequenas e médias empresas.









5.OBJETIVO


5.1 Objetivo Geral

• Analisar as vantagens do Controle Interno no contexto das empresas.

5.2 Objetivos Específicos

•Descrever o arcabouço teórico sobre controle interno;
• Caracterizar as pequenas e médias empresas;
• Demonstrar a aplicabilidade do controle interno nas pequenas e médias




























7.METODOLOGIA



A metodologia é a explicação detalhada, e exata de todo o ato desenvolvido no desenvolvimento do trabalho acadêmico. Detalha o tipo dapesquisa, o rumo seguido para tal feito, o preceito para obter os dados a serem trabalhados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

De acordo com Lakatos (1997, s.p), no que se refere à metodologia:


Consiste na análise e interpretação de outros livros, periódicos, textos legais, documentos, manuscritos, revistas, dissertações, dentre outros.Inicialmente, procurar-se-á uma maior compreensão sobre a importância dos instrumentos de controle para a gestão empresarial, que devem ser entendidos como um processo que pretende reter a maior quantidade de informações necessárias para aprofundamento do assunto em questão.





Assim sendo, a metodologia está diretamente ligada com o objetivo da pesquisa, é o modo com o qual seráconduzida a pesquisa, a forma de captação de dados e informações, de tal forma, que a metodologia é a "espinha-dorsal" de uma pesquisa, a forma com qual será trabalhado todos e quaisquer dados relevantes à pesquisa.

As tipologias de pesquisa metodológica que podem ser utilizados no desenvolver de um trabalho acadêmico voltado a Contabilidade são diversas, e varia de autor para autor. Deacordo com Santos (1999, s.p), podem-se segregar os procedimentos metodológicos segundo seus objetivos, segundo os procedimentos de coleta e quanto à fonte de informação.

Dentro de cada tipologia metodológica (segundo objetivos, procedimentos de coleta e à fonte de informação), há diversas divisões, dando origem a vários tipos de pesquisa. Desta forma é importante conceituar cada tipologia...
tracking img