Estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estresse, como lidar com ele?
É livre o homem que tem controle sobre as próprias emoções e assim lida de maneira tranqüila com os acontecimentos externos os quais não pode controlar.
Sandra Rosenfeld*
Hoje, cada vez mais ouvimos falar sobre o impacto negativo do estresse em nossa qualidade de vida. Alimentados por entrevistas em rádios e TVs, além de artigos em jornais e revistas, sabemosperfeitamente o que ocasiona o estresse: vida corrida, competitiva e violenta; informações que nos chegam numa rapidez que seria inimaginável há poucos anos atrás e que também em fração, às vezes de segundo, temos que decidir que atitude tomar; o fantasma do desemprego, metas a cumprir... São pressões e frustrações tanto em nossa vida particular como na profissional..
Há dois tipos de estresse. Opositivo, que nos impulsiona, nos dá força e o negativo, repetitivo, prolongado, que nos paralisa, transtorna e exaure.
O estresse positivo é desencadeado por situações tensas, mas benéficas, como a elaboração de um projeto que pode nos levar a uma promoção. Já o negativo é causado por situações danosas. Esse tipo de estresse ainda se divide em dois, o passageiro, como a possibilidade da perda doemprego que não se concretiza e o prolongado, como longas doenças, renda insuficiente por muito tempo, relacionamentos pessoais extremamente desgastantes, etc.
O estresse negativo pode modificar a pessoa tornando-a irritada, mal humorada, ansiosa e cansada, o que, além de prejudicar o relacionamento dela consigo mesma e com as pessoas ao redor, altera o modo de ver o mundo, que se torna muito maisdifícil do que realmente é. Esse tipo de estresse é responsável por doenças como enxaqueca, gastrite, depressão, hipertensão, insônia e até problemas cardíacos.
Como seres que estamos sempre lutando pela sobrevivência, ao mesmo tempo em que buscamos melhorar nossa qualidade de vida, faz parte desse processo a procura de meios para minimizar o estresse, porém, o fazemos através da repetição dehábitos que na maioria das vezes não dão o alívio esperado. O que acontece é que procuramos a solução sim, queremos realmente lidar com as situações de estresse sem nos abater, ter uma vida mais tranqüila, harmoniosa e conseqüentemente feliz, mas procuramos no lugar errado. Procuramos fora, no mundo externo, onde encontramos conforto material, que é importante, mas não é suficiente para suprir nossasreais necessidades. O conforto espiritual, a paz que almejamos, a segurança, independem, na esmagadora maioria das vezes, do que acontece a nossa volta e sim da forma como lidamos com o que acontece.
Para lidar de maneira positiva com as situações desencadeadoras de estresse é fundamental tomarmos as rédeas de nossa vida. Saber quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. No entanto, amaioria de nós vive no piloto automático e assim falamos e fazemos o que não queremos, perdemos o controle com muita facilidade, somos levados pelas emoções e pelos pensamentos que geram sentimentos que se transformam em ações. Vivemos quase que o nosso dia todo sem percepção da realidade, do que está realmente acontecendo conosco. E é dessa forma ilusória que interpretamos o mundo a nossa volta,dando, entre outras coisas, valor excessivo ao que não tem e pouco ao que tem. Ficamos sem parâmetros para analisar, observar, compreender e agir.
Temos também o mau hábito de viver no passado e no futuro e raramente no presente onde as coisas acontecem de fato e onde podemos interagir. Vivemos esses dois momentos como se estivessem acontecendo hoje, trazendo as emoções despertadas por eles. Se dopassado, dor, mágoa, ressentimento e do futuro, ansiedade e medo.
Enquanto isso o presente passa veloz pela nossa vida e estamos deixando de vive-lo, o único momento que realmente importa. E aí, achamos nosso cotidiano chato, a rotina monótona, repetitiva. Mas a verdade é que a vida não é monótona, nós sim a transformamos nesse fardo, simplesmente porque passamos pela vida como uma folha é levada...
tracking img