Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Controle Interno

Equipe:
Nivaldo Silva
Adir Frederico
Ezequiel Rodrigues da Luz
Mauro Alberto Cima
Juliano Sukoski


Telessala: João Negrão
CURITIBA
2010Equipe:
Nivaldo Silva
Adir Frederico
Ezequiel Rodrigues da Luz
Mauro Alberto Cima
Juliano Sukoski

.

Controle Interno

Atividade supervisionada realizada por solicitação do
professor Marcelo Losso, como requisito
para obtenção de nota parcial na disciplina de
Controle Interno do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Telessala: João Negrão
CURITIBA
2010

1.INTRODUÇÃO:

Para obtenção de bons resultados e rendimentos em um setor, empresa, órgão, instituição, faz-se necessário um planejamento adequado, evitando o desperdício de recursos, desenvolvendo as atividades de forma dinâmica e econômica.
O controle interno é de fundamental importância para que esse conjunto de procedimentos e políticas seja garantido e os objetivos atingidos. No Município deCuritiba temos a Controladoria, atrelada a Secretaria Municipal de Finanças, desempenhando este papel.
Em contrapartida não se pode deixar esquecido a individualidade dos funcionários; seu lado emocional, afetivo, psicossocial, fisiológico, cognitivo. O funcionário deve ser tratado como um todo, ser respeitado.
Um bom empreendedor consegue atrelar todos os aspectos necessários para garantir um bomambiente de trabalho, visando lucros e obtendo resultados positivos.

2. DESENVOLVIMENTO:

A entrevista foi realizada na Secretaria de Segurança Pública, verificando o que os servidores entendiam sobre seus cargos, os objetivos do órgão em que trabalha, de que forma se dá o controle interno, entre outros. Os entrevistados exercem os cargos de coordenador técnico, agente administrativo e auxiliaradministrativo, todos contratados por concurso público.
Souberam informar que o controle interno dos órgãos do Município de Curitiba é feito através da Controladoria, pela Secretaria de Finanças. Neste sentido foi estabelecido, em todas as secretarias de administração direta e nos órgãos de administração indireta, comissões de controle interno, sendo elaborada a Portaria 20/10-SMF, que tem porfunção normatizar os procedimentos internos. Desde 2008/09 é redigido um Relatório de Gestão do Controle Interno, que é encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado, como parte integrante da prestação de contas anual.
Desta forma, souberam informar as atribuições da Controladoria, que é responsável por: avaliar, por meio da execução de programas governamentais e dos orçamentos dos órgãos e ocumprimento das metas previstas no plano plurianual; comprovar a legalidade pela gestão orçamentária, financeira, patrimonial e recursos humanos; avaliar resultados através da eficiência/eficácia das gestões orçamentária, financeira, patrimonial e recursos humanos; controlar operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres do Município; e, por fim, apoiar o controle externo no exercíciode sua missão institucional.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) é a responsável por supervisionar e dirigir as atividades das polícias Civil, Militar e Científica, além do Detran e do Departamento de Inteligência do Paraná, possibilitando sempre a ampliação das ações na área da segurança pública para o bem-estar dos cidadãos.
É através da Sesp que são criadas,definidas e implementadas as políticas públicas de prevenção e combate à criminalidade.




Com relação aos processos decisórios do órgão, na área de gestão do trabalho e educação em saúde, eles participam nas formulações de políticas, na condução e execução das mesmas, não atuando em outras áreas.
A Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) tem um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)...
tracking img