O poder legislativo na esfera municipal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 O PODER LEGISLATIVO NA ESFERA MUNICIPAL: O PAPEL DOS VEREADORES NA SOCIEDADE

THE LEGISLATIVE POWER AT THE MUNICIPAL LEVEL: THE ROLE OF THE ALDERMEN IN THE SOCIETY
Resumo Este artigo apresenta ao leitor a importância do papel dos vereadores e vereadoras nas cidades e suas principais funções no poder Municipal. Constantemente ouvimos a sociedade reclamar do desempenho dos representantes quesão eleitos, mas pouco a sociedade faz para mudar essa situação, pois não vemos grandes mudanças no quadro político eleição após eleição, infelizmente. O conhecimento da informação é a grande arma que a sociedade tem para mudar e virar esse quadro em busca de uma sociedade mais justa. Bacharel em Administração de Empresas (FESP-PR) Graduando em Ciências Contábeis (FESP-PR) amyres.kayro@gmail.comAmyres Kayro Silveira

Palavras Chave: Sociedade. Representantes. Conhecimento. Política.

Abstract This article presents to the reader the importance of the role of the aldermen and councilwomen in the cities and their main functions in the Municipal level. Constantly we have heard the society complaining about the performance of the elected representatives, but the society has made less thanthe necessary to change this situation, because we haven't seen big changes in the political framework election after election, unfortunately. The knowledge of information is a big gun that the society has to change and turn this scenario up looking for equal opportunities to the society.

Key Words: Society. Representatives. Knowledge. Politics.

2 1. INTRODUÇÃO Política é um tema que é poucodiscutido pela sociedade fora de épocas de eleição ou ainda quando não há algum escândalo envolvendo algum representante, fora isso, a sociedade esquece que deve atuar constantemente na política, não apenas quando a mídia expõe fatos enlatados em que a sociedade tem que acatar. Um dos significados de política, de acordo com o dicionário Michaelis, que achei mais adequado com o mundo que nósvivemos é a " Arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influenciação da opinião pública, aliciação de eleitores etc.", não poderia ser melhor, afinal, influenciação, aliciação, tudo isso faz parte do nosso cotidiano, ou não faz? Muito se engana quem pensa que política é para pessoas com conhecimento sólido em várias áreas do conhecimento. Qualquer um podesim entender a política e da mesma forma fiscalizar e cobrar o que os nossos representantes devem fazer, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal. Em cada cidade, o povo é representado pelos vereadores escolhidos e eleitos pelo próprio povo. A cada quatro anos essa escolha é renovada parcialmente dando um novo ciclo político. Cabe ao eleitor fazer a escolha certa ou então a escolha menospior.

2. O PODER LEGISLATIVO

Em toda sociedade civilizada e organizada há níveis de poder que são representados por pessoas que delimitam o que cada nível de legislatura pode ou não fazer, o que pode ou não contestar e ainda até que ponto pode interferir em algo. Infelizmente, a maior parte da população não tem conhecimento sobre como o nosso país é governado, e quem dera muito menos sobre comofunciona o nosso sistema democrático, o que muitas vezes faz com a população confunda até que ponto é o papel de cada representante e até que ponto ele pode ou não agir em favor da sociedade.

3 No Brasil, o poder Legislativo é compostos pela Câmara dos Deputados e Senado, Federal, que representam respectivamente o povo brasileiro nos Estados. Também faz parte do poder Legislativo o Tribunalde Contas que auxilia o Congresso nacional no controle e fiscalização da administração pública.
“O poder Legislativo cumpre papel imprescindível perante a sociedade do País, visto que desempenha três funções primordiais para a consolidação da democracia: representar o povo brasileiro, legislar sobre os assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. [...] a Câmara...
tracking img