Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Estudo sobre a Administração Pública voltados para Recursos Humanos e Controle

Equipe:
Edino Nunes Garcia Junior
Elisa Fabiana Cardoso da Silva
Enara Rozana Fagundes Cavalheiro
Jalma Rosane Silveira Carpes Webster
Janete Martins DregerTelessala: APESP – POA/RS
2011


Equipe:
Edino Nunes Garcia Junior
Elisa Fabiana Cardoso da Silva
Enara Rozana Fagundes Cavalheiro
Jalma Rosane Silveira Carpes Webster
Janete Martins Dreger



Estudo sobrea Administração Pública voltado para Recursos Humanos e ControleAtividade supervisionada realizada por solicitação dos
Professores Marcelo Losso, Cassiano Iurk e Marina Machado, como requisito
para obtenção de nota parcial nas disciplinas de
Controle Interno, Gestão de Recursos Humanoe e Gestão das Relações Humanas no Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Telessala: APESP – POA/RS
2011
1. Introdução

Este trabalho tempor objetivo agregar num só contexto todas as disciplinas, de maneira clara e coesa, proporcionando assim um fácil entendimento, bem como fixar de forma compulsória os conhecimentos aplicados neste módulo. A pesquisa de campo obriga o aluno a observar os conteúdos que desenvolvemos teoricamente na telessala.
Através de visitas a instituições públicas com realidades distintas,observamos como se desenvolve o controle interno, manutenção dos recursos humanos e relações humanas na esfera municipal e estadual. Foram visitados três órgãos públicos, um deles pertencente à uma prefeitura municipal do interior do Rio Grande do Sul, um órgão da prefeitura da capital e outro pertencente ao Estado, revelando as particularidades da organização de cada um deles. O primeiroentrevistado, técnico contábil, pertencente a Secretaria de Desenvolvimento, responsável pela orientação dos procedimentos oriundos do controle interno para os demais setores. O segundo, possui o cargo de auxiliar técnico, exercendo a função de gerente administrativo, possuindo um amplo conhecimento sobre o tema pesquisado, relatou com riqueza de detalhes atos e procedimentos pertencentes a sua rotina,deixando claro que o exercício de suas atividades iriam até o limite previsto por lei. O último entrevistado trata-se de Diretor Administrativo num órgão estadual, que executa o controle interno relativo ao setor financeiro, patrimonial e pessoal, também nos relatou que sua atuação restringe-se ao previsto em lei, nos informando que há um órgão responsável pelo controle em âmbito estadual, denominadoCAGE – Contadoria e Auditoria-Geral do Estado que exerce fiscalização de todos os procedimentos e prestações de contas das entidades estatais.

2. Estudo sobre a Administração Pública voltados para Recursos Humanos e Controle

No primeiro município pesquisado, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, o servidor exerce o cargo de Técnico em Contabilidade,concursado, sendo a forma de contratação nomeado através de portaria para exercer a função de presidente do controle interno, não exercendo o cargo com exclusividade.
Nesta instituição, há um órgão de controle interno, conforme Lei 4.320/64, como também no Art. 74 da CF. O controle interno possui Regimento Interno e lei que o constitui. O Decreto e a Lei é o que subsidia alegislação e dá suporte à funcionalidade do controle interno.
O órgão de controle interno está ativo e tem como atribuições elaborar plano de trabalho, organizar as informações colhidas nas unidades administrativas e repassar aos administradores informações para correção de problemas apontados, organizam documentos para averiguação do órgão fiscalizador (Tribunal de Contas), enviar...
tracking img