Informaticas nos telecentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INDRODUÇÃO

Atualmente é muito importante e necessário aprender a usar o computador, pois os computadores estão presentes no cotidiano dos indivíduos, os telecentros disponibilizam cursos de informática básica para a comunidade que não possui condições financeiras de pagar um curso de informática.
Tendo como objetivo central da pesquisa a confecção de material didático para as aulas deinformática do telecentro situado em Rio Branco, Acre no bairro estação experimental.

1.1 PROBLEMA DA PESQUISA

Os telecentros não possuem conteúdos didáticos para as aulas de informática básica oferecidas. Se o telecentro possuir os conteúdos didáticos haverá melhor compreensão por parte dos alunos e para os monitores será bem melhor aplicar os conteúdos.

1.2 OBJETIVO DA PESQUISASegui a abaixo os objetivos geral e específicos.

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Elaborar conteúdo didáticos para aulas de informática básica em ambiente Linux para o telecentro da estação experimental.

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Definir informática;
- Mostrar a diferença do Linux e do Windows;
- Definir telecentro;
- Criar slides das aulas de informática;
- Elaborar deplanos de aula de informática;
- Elaborar de conteúdo programático das aulas de informática;
- Elaborar exercícios de todo conteúdo das aulas de informática.

1.3 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

Por está estagiando no telecentro dando aulas de informática, observei que não possuía conteúdos didáticos para dar as aulas, isso complica um pouco para progredir e no aprendizado dos alunos.Então elaborou-se este trabalho no sentido do telecentro possuir esse material didático e comprar um data show para que possa utilizar os slides elaborados.

1.4 METODOLOGIA

Para a execução do projeto, foram utilizadas as metodologias descritas a seguir.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento desde projeto, sob ponto de vista o enfoque de sua natureza, caracterizou-sepela pesquisa aplicada, com a finalidade de gerar resultados que possam ser utilizados de forma prática pelo o monitor do referido telecentro da estação experimental ou até mesmo pela coordenação dos telecentros (SILVA e MENEZES, 2001, p.20).

Do ponto de vista da abordagem a pesquisa é qualitativa, pois não utiliza métodos estatísticos para obter os resultados (SILVA e MENEZES, 2001).Quanto a forma dos procedimentos técnicos, este projeto se classifica como pesquisa-Ação pois, nela resolve um problema coletivo da comunidade do telecentro que foi realizado a pesquisa( GIL apud Silva e Menezes, 2001).

Do Ponto de vista dos objetivos a pesquisa é exploratória, PIS, foi elaborada uma solução para problema e a pesquisa teve um contato com pessoas que tiveram experiênciaprática com o problema (apud Silva e Menezes, 2001).
Além disso, o projeto foi desenvolvido as pesquisas bibliográficas foram utilizadas, fundamentando-se a partir de matérias encontradas em livros, revista, arquivos da internet, artigos e demais fontes de informações. Nesse âmbito foram elaborados os conteúdos programáticos das aulas, os slides, exercícios do material didático para a realizaçãodas aulas de informática no telecentro.
Como instrumento de elaboração do conteúdo didático os planos de aulas foram elaborados no editor de texto Writer, o conteúdo programático com ajuda da equipe do projeto comunidade digital, os slides foram elaborados no Microsoft PowerPoint. Os exercícios foram elaborados a partir da análise do conteúdo passado aos alunos do curso de informática.

1.5ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO

O segundo capítulo será apresentado o conceito sobre informática, traz informações sobre a importância da informática em nossa sociedade atualmente e define o que é um telecentro.
No capítulo três será apresentado o conceito de software, conceito de Windows e Linux e algumas vantagens do Open Office.
No capítulo está o conteúdo didático elaborado no estágio.

2...
tracking img