Multidiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Multidisciplinar

1- Explique a noção de globalização no currículo escolar:
A ideia de aprender a estabelecer e interpretar relações e superar os limites da disciplinas escolares continua sendo portadora da noção de globalização. A globalização também se confunde com a ideia de totalidade, o que a torna um empreendimento inatingível, tanto do ponto de vista do conhecimento como daorganização do currículo escolar.

2- Faça uma contraposição entre a teoria construtivista e a teoria social crítica no contexto escolar.
Resposta:Na teoria Construtivista as descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que elaainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. O papel do educador é conhecer as possibilidades do aluno fazendo com que os professores procure estímulos adequados.
De acordo com Piaget, o papel da ação é fundamental pois acaracterística essencial do pensamento lógico é seroperatório, ou seja, prolongar a ação interiorizando-a.
A crítica de Piaget à escola tradicional é ácida. Segundo ele, os sistemas educacionais objetivam mais acomodar que formar inteligências inventivas e críticas.
 O conhecimento não é algo estagnado ele é dinâmico, está sempre sendo construído.
Emília Ferreiro utilizou as referências de Piaget na elaboração da sua teoria sobre aprendizagem daescrita.
Na Teoria Social crítica, segundo  Vygostsky a aprendizagem é mais do que a aquisição de capacidades para pensar, é a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas. Certamente o ato de pensar faz com que a aprendizagem aconteça, mas temos capacidade suficiente para pensar sobre muitas coisas ao mesmo tempo, e construir o conhecimento a partir do ato de pensar.
Concebe aaprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. Deflagra vários processos internos de desenvolvimento mental, que tomam corpo somente quando o sujeito interage com objetos e sujeitos em cooperação.
Assim, um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal.
O conceito de interação com o qual trabalha o sócio não é um conceito amplo e apenas opinativo, massignifica, no âmbito do processo de aprendizagem, especificamente, afetação mútua (Villardi, 2001), uma dinâmica onde a ação ou o discurso do outro causam modificações na forma de pensar e agir, interferindo no modo como a elaboração e a apropriação do conhecimento se consolidarão.
A fim de compreender as contribuições do pensamento vygotskyano para a Educação, é necessário que se faça uma breveconsideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes as suas idéias. É impossível querer entendê-las sem deixar de reconhecer o caráter marxista que fundamenta suas investigações. O autor procurou, assumidamente, construir uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente (VYGOTSKY, 1984). O Materialismo Histórico, de Marx e Engels, postula que cadamodo de produção possui relações de produção, meios de produção, superestruturas e classes sociais correspondentes ao seu tipo de formação social. O modo de produção capitalista é baseado em relações fundadas na divisão social do trabalho; os meios de produção são a terra e a mecanização da indústria; Estado possui a ideologia liberal-conservadora, sendo a sociedade dividida em burguesia eproletariado.
O Materialismo Histórico vem a ser uma síntese filosófica elaborada por Marx
A interação social exerce um  papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. Para ele, cabe ao educador associar aquilo que o aprendiz sabe a uma linguagem culta ou científica para ampliar seus conhecimentos daquele que aprende, de forma a integrá-lo histórica e socialmente no mundo, ou ao menos, integrá-lo...
tracking img