Controle de estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 4 - OS SINAIS E OS SINTOMAS DO ESTRESSE

Há várias maneiras de identificar um individuo estressado. Entre os diversos sintomas, podemos destacar alguns mais comuns:
1. Mudança de personalidade ou comportamento: o individuo em um momento de muita pressão pode se tornar muito agressivo, ter lapsos de memória ou gaguejar. Torna-se perfeccionista ao extremo e exigente. Podem cair no chorosem qualquer explicação, mas também ter seus acessos de raiva.
2. Workaholismo: Um workaholic tem dificuldade em tirar férias. Passa maior parte do seu tempo livre trabalhando e vive se preocupando com problemas da empresa. Tem dificuldade em dormir e se acorda no meio da noite, continua a trabalhar. Ele não se alimenta bem e tem seus relacionamentos familiares e laços de amizades sãoprejudicados. Fica irritado quando não trabalha e está propenso a várias doenças como ulcera, ataque cardíaco, pressão alta, entre outras doenças. Um workaholic a curto prazo pode ser uma grande aquisição para uma empresa, mas a longo prazo ele precisa de apoio e orientação.
3. Sinais de doenças física e mental: quando um individuo encontra-se sob grande pressão, é fácil descobrir seu ponto fraco. Bastaobservar pessoas que trabalham com quem trabalha e poderá analisa-la tão facilmente quanto um médico. Indigestão, ataques de asma, dores de cabeça estão entre os principais sintomas físicos que mostram que uma pessoa já ultrapassou seu limite de estresse.
4. Observe o modo como as pessoas caminham, se movem e sentam: Uma pessoa muito estressada caminha com os ombros inclinados, a cabeça baixa epescoço inclinado para frente. Os dentes ficam cerrados e a respiração difícil. Há sempre tensão em suas atitudes: roem unhas, as mãos ficam tensas, cruzam as pernas e a que fica por cima está sempre balançando para cima e para baixo ritmicamente. Podem brincar com lápis até quebrá-los ou com prendedores e deixá-los deformados. Trabalham como robô recusando olhar para outras pessoas e demonstrafalta de interesse pelo que faz.
5. Toxicomania: O vicio em drogas como cocaína e heroína é consequência do estresse. Os executivos ficam viciados com maior facilidade, mas também viciam em drogas legais, devido a facilidade para conseguir, como bebidas, tabaco, tranquilizantes.
Hoje em dia há uma facilidade muito maior em conseguir o álcool do que qualquer outra substancia que produza o mesmoefeito sob o humor ou o comportamento de uma pessoa, seja adulto ou adolescente, homens ou mulheres.
O efeito do álcool no cérebro ocorre meio minuto após a sua ingestão e seu primeiro efeito é depressivo. Se bebido em pequenas quantidades, o efeito depressivo parece ser mais perceptível na parte do cérebro que controla a tendência a ficar mais excitado. O individuo se comunica melhor, se solta noambiente em que ele se encontra. Mas ao mesmo tempo em que o álcool tira as inibições ele pode causar outros efeitos prejudiciais. O individuo que bebeu pensa que fazer coisas muito melhor do que em seu estado normal, mas na realidade sua capacidade de fazer essas mesmas coisas terá sido muito afetada. Um exemplo é um administrador, que, ao beber antes de uma reunião, poderá tomar decisões erradasque podem prejudicar seu negócio.
As chances de um bebedor se tornar um alcoólatra são grandes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre1% e 10% da população mundial é alcoólatra.
O álcool prejudica não somente o fígado, mas pode causar o câncer, úlceras estomacais e enfraquecimento muscular e pode matar.
Outra droga muito usada para aliviar o estresse é o tabaco e doenças associadas aofumo crescem anualmente. O consumo excessivo do tabaco causa problemas respiratórios, problemas no seio da face, problema nos dentes, problemas estomacais e também problemas circulatórios.
Os tranquilizantes e pílulas para dormir também são utilizadas por muitos indivíduos como forma de minimizar o estresse. Essas drogas são hoje são mais dependentes do que as drogas ilegais e causam muitos...
tracking img