Tendencia liberal renovada progressivista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendência Liberal Renovada Progressivista
* Trabalhar em grupo;
* Tornar o aluno um cidadão critico e ativo na sociedade;
* Pratica centrada no aluno (aprender fazendo);
*Valoriza tentativas experimentais.
História: A Tendência Liberal Renovada Progressivista surgiu em meados de1920 e continua até os dias atuais, tendo como seus precursores John Dewey, WilliamKilpatrick, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Paschoal Leme. No caso do Brasil, (na década de 30)a corrente que obteve maior repercussão foi sem dúvida o Movimento Escola Nova, influenciado pela correnteprogressivista de Dewey.
Papel da Escola:   Adequar  necessidades   individuais  ao  meio,  propiciar experiências, cujo centro é o aluno. Todo o processo é centrado na atividade da criançavalorizando sempre o trabalho coletivo, da troca, da ação da criança sobre o conhecimento a ser construído, respeitando o ritmo individual de cada sujeito.
Papel do aluno: buscar, conhecer, experimentar.Relação professor-aluno: Clima democrático. O professor não ocupa um lugar privilegiado, essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como  fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados  pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino.
Conhecimento:   algo inacabado, a ser descobertoreinventado, baseado em experiências cognitivas 
de modo progressivo em consideração aos interesses.
Metodologia:  Aprender experimentando, aprender a aprender. Defende uma escola que possibilite a aprendizagem pela descoberta, focada no interesse do aluno, garantindo momentos para a experimentação e a construção do conhecimento, que devem partir do interesse do aluno.
Conteúdos:  Estabelecidos pelaexperiência, É dado muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas, do que aos conteúdos organizados racionalmente, ou seja, é mais importante o processo de...
tracking img