Atividade fisica como controle ao estresse policial militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
A atividade policial é umas das profissões mais estressante do mundo, por que lida com ocorrências em que o nível de estresse do indivíduo chega a índices crônicos, mexendo com o emocional, causando assim um alto grau de estresse que conseqüentemente propicia o surgimento de patologias e disfunções. Sendo assim, a atividade física é o meio do controle deste estresse que vaicausar um bem estar maior para esse profissional de segurança pública. Este trabalho visa apresentar como a profissão policial militar trás um desgaste físico e mental, e que a atividade física leva a um bem estar físico e emotivo deste profissional, fazendo com que o mesmo possa atuar com um rendimento melhor, com mais disciplina e com uma carga de pressão menor.


Introdução:
Asociedade moderna para suprir suas necessidades e poder viver melhor enfrenta situações que causam momentos de tensão, sofrendo assim dois tipos de estresse: um positivo e outro negativo. O estresse é um alarme natural do organismo que nos prepara para situações de luta ou fuga, sendo esta uma herança genética dos nossos ancestrais que viviam em constante perigo.
Existem muitas maneiras decontrolar o estresse, entre elas está à prática de atividades físicas por promover um bem estar e equilíbrio físico e psicológico nos praticantes. O policial militar não fica de fora desse nível alto de estresse por causa da defasagem e arrocho salarial, seguida por muita pressão no trabalho, excesso de trabalho e responsabilidades.

Bibliografia:
PERREWE, Pamela L.Stress e qualidade de vida notrabalho.São paulo:Saraiva,2001.
Ministério da saúde.Doenças relacionadas ao trabalho.
Veja.Os 10 profissionais à beira de um ataque de nervos.

Desenvolvimento
A profissão policial militar é uma atividade de alto risco, uma vez que estes profissionais lidam, no seu cotidiano, com a violência e a morte. Pesquisas apontam que os policias estão entre os profissionais que mais sofrem deestresse, pois estão constantemente exposto ao perigo e à agressão, devendo freqüentemente intervir em situações de problemas humanos de muito conflito e tensão.
O policial que trabalha na área operacional (atividade policial que se trabalha na rua) está em contato direto com a sociedade em situações rotineiras, por isso sujeito a todos os tipos de situações, algumas boas e na maioria dasvezes conflitadas. Para relacionar-se positivamente, usando o bom senso, tem de estar emocionalmente e fisicamente bem, sob responsabilidade de prejudicar seu empenho profissional, como influência direta e indireta do estresse, que poderá trazer conseqüências negativas para o policial militar e para a sua instituição.
Como policial militar observei que o ambiente em que o PM atua éconflitante e tenso, cheio de muitas fontes de pressão. As decisões são tomadas em frações de segundo, nos quais as falhas podem levar a morte. Como resultado desses problemas que se acumulam no dia-a-dia, ocorrem desgastes no organismo do ser humano, de natureza física e mental, comprometendo assim o rendimento do PM em suas obrigações diárias.
Pelo desempenho de seu trabalho, o PM é umcandidato fortíssimo a apresentar um tipo de estresse crônico. Este estresse apresenta sintomas e sinais de exaustão psíquica, física e emocional que provém de uma má adaptação a um trabalho longo e com uma grande carga de estresse. Neste cenário acaba surgindo as patologias e disfunções, bem como a hipertensão arterial, úlcera, obesidade etc.Portanto, de igual maneira que a sociedade exige anecessidade de policiais honestos e competentes, comprometidos com a instituição a que fazem parte, esses profissionais precisam, também, ser acompanhados e melhor avaliados no que diz respeito ás suas condições de saúde, principalmente aos aspectos mentais, onde a variável estresse tem um enorme poder de destruição da capacidade de trabalho.
Trabalhar em Segurança Público já é um risco à...
tracking img