Heidegger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC SANTA ISABEL
ENSINO MÉDIO


LETÍCIA GOMES

HISTÓRIA
MARTIN HEIDEGGER

SANTA ISABEL
2012

MARTIN HEIDEGGER

Vida de Heidegger

Martin Heidegger nasceu no dia 26/09/l889 em Messkinch, Alemanha onde sua família já estava radicada há vários séculos. No que diz respeito a sua formação Universitária, Heidegger a concluiu na sua própria terra natal.

Depois da escolaprimária(Volksshule), fez os estudos secundários em Constança Friburgo em Brisgam de l903 a l909, sendo que no último ano citado ele entra na Universidade de Friburgo, seguindo os cursos de filosofia e teologia e obtêm, em l9l3, o grau de doutor em filosofia.

Em l914, alista-se, mas é dispensado por razões de saúde, após dois meses de vida militar. Nomeado Privadozent na Universidade de Friburgo l9l5,onde sucedeu ao antigo mestre, Husserl (l928). Em l933, assumiu a reitoria desta Universidade. Não mais deixou esta cidade, onde fixou residência até ao final de seus dias.

Porém existe algo na história da vida desse filósofo que deixou espaço para questionamentos tais como: Foi Heidegger nazista? e a segunda: Qual a relação entre a filosofia de Heidegger e a ideologia nazista?

O jornalDer Lemanhe, na sua edição do dia 03 de maio de l933, prova sua adesão ao partido nazista. Outros textos, como o serviço do trabalho (20/06/l933), o apelo em favor de Hitler de l2/ll/l933, não deixam margens para qualquer dúvida acerca da sua adesão, que não foi mera a concessão aos poderosos do momento.

Embora a filosofia de Heidegger não fosse o nazismo, há ligações visíveis entre estafilosofia e o movimento geral da idéias e dos acontecimentos que geraram o nazismo. Porém, após a destruição do Estado Hitleriano, o pensamento de Heidegger conheceu um sucesso prodigioso, mesmo em países que nós poderíamos considerar pouco inclinados a acolhe-lo em virtude das suas origens. Tal fato nos leva a refletir. O pensamento de Heidegger deve satisfazer certas necessidades ideológicas daEuropa Contemporânea, corresponder certas tendências e fascinações, das quais foi expressão convulsiva e exaltada à crise fascista dos anos trinta.

Proibido de ensinar pelos aliados, entre l945 e l95l, Heidegger retorna as aulas em l95l, é nomeado professor honorário, no mesmo ano continuou a trabalhar até a morte, em 26/06/l976.

O conhecimento do pensamento de Heidegger deve ajudar-nos acompreender, a interrogar e a criticar a nossa própria existência.

Principais Obras

Conceitos Básicos

Traduziu por Gary Aylesworth, Bloomington, Imprensa da Universidade de Indiana, 1993.
Conceitos Básicos, um dos primeiros textos a aparecer em inglês do período crítico posterior do pensamento de Martin Heidegger. Publicado em alemão em 1981 como Grundbegriffe (volume 51 dos trabalhoscolecionados de Martin Heidegger), o texto trata de um curso de conferência que Heidegger deu em Freiburg durante o inverno de 1941, durante a fase do pensamento dele conhecido como o "Torneamento". Nesta transição Heidegger deixou de dar atenção ao problema do significado do Ser e considerou a pergunta da verdade de Ser. O texto é composto de uma introdução e duas partes. Na introdução Heideggerexplica o significado dos títulos dele como "Conceitos de Chão" (fundamentos). A primeira seção, dividida em três seções, tenta a tematização da diferença entre os Seres e seres. A primeira seção enfatiza o metafísico, lógico, gramatical, e todo um mundo de significados do verbo "para ser" e mostra a insuficiência deles. A segunda seção, uma discussão notavelmente original, examina uma série deoito diretivas na reflexão do Ser. A terceira seção troca de estar para o homem e pontos à discórdia entre os dois. Em segunda parte, Heidegger interpreta dois fragmentos por Anaximandro recuperando uma "declaração incipiente de Ser" isso é poético em lugar de metafísico. Nesta tradução clara por Gary E, Aylesworth, Conceitos Básicos representa uma introdução concisa ao pensamento posterior de...
tracking img