Heidegger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura em Dança
Aluna Hellen

Professora Márcia Almeida



Livro resenhado – A origem da obra de arte

(Martin Heidegger)



A origem da obra de arte é umensaio publicado pelo filósofo Alemão Martin Heidegger em 1977. Esta obra é uma abordagem a obra de arte, que explica a arte segundo Heidegger , que traz a natureza da obra de arte como um intenso“descobrir a arte”.

Heidegger explica a origem da obra de arte usando várias palavras presentes ao longo da obra, como: coisa, verdade, arte poesia, trazendo para essas palavras o seu significadomais radical, de modo que o próprio fenômeno analisado ganhe visibilidade através delas.

Ao longo de seu ensaio Heidegger chega à conclusão de que a essência da obra de arte é a poesia e aessência desta é a "verdade". Para Heidegger, aquilo que faz da verdade o que ela é, se traduz como um acontecimento histórico desde o qual o mundo de um povo se revela. A verdade assim compreendida porHeidegger é uma retomada do fenômeno que o grego antigo denominou "alethéia" fenômeno desde o qual o ser dos homens e das coisas ganha significado intenso. Verdade que nos leva para a própria realidade domundo.

No início da obra, Heidegger diz que a obra nasce com a atividade do artista e este só é considerado desta maneira à medida que cria a obra. É também a obra criada que permite que oartista seja denominado dessa forma. Nesta relação artista e obra pode se observar a relação desde a qual ambos vêm a ser. Isso porque, o pintor só é pintor á medida que traduz, através das suas mãos, arealidade como cor. Por sua vez, a cor se revela como cor através da habilidade do artista. Nesta afinidade artista/obra ainda há um terceiro elemento: o observador, aquele que olha para a obra de artee para o artista. O terceiro elemento desta tríade reconhece o artista e a obra e só ele tem o direito de fazer, é o primeiro a saber o artista e a obra e também o primeiro a ver nisso arte. Mas...
tracking img