Heidegger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA FILOSOFIA DO SER
PROFESSO WILDOBERTO AYLA

Que é metafísica?
Resumo
Heidegger em seu texto pretendefazer e não discorrer acerca da metafísica. O filósofo visando a totalidade que esta em sua proposta abrange adverte que quem interroga também deve ser problematizado. Ora, o ato de perguntar éhumano, logo, a existência humana também deve ser questionada.
Heidegger explica que a existência humana é determinada pela ciência. Ela, porém, ao expressar o ente, determina-lhe a primeira e ultimapalavra, contudo é o ente homem que faz ciência. A totalidade, portanto, é abalada.
A ciência ao determinar seu ente especifica-o de tal forma que ou é aquilo ou é nada. Mas o que é o nada?
O nada érejeitado pela ciência, “nada quer saber do nada”, contudo é justamente neste quesito que a própria ciência admite a existência do nada:ao desconsiderá-lo leva-o em consideração. Por exemplo, a Físicatem como objeto especifico (sua essência) o estudo dos fenômenos naturais e nada mais alem disto. Percebe-se que o anda ao ser delimitado é também admitido.
Essa percepção acerca da existência donada somente se faz mediante o auxilio da Lógica. Só ela nos capacita inferir que “o nada é a negação da totalidade do ente”. Contudo, quem precede quem? A negação só existe porque o nada existe ou onada só existe porque existe a negação? Heidegger afirma que o nada é originário, pois a negação para ser compreendida depende do entendimento do nada. Pegando o exemplo a pouco relatado, para sabero que a Física trata é necessário entender o que ela não trata, isto é, o nada.
Entretanto, como de fato o nada é questionado, então, deve-se encontrar onde está o nada, onde presenciar e antecederao nada.
Heidegger explica que o caminho é encontrar em meio a totalidade, o ente, visto que é impossível compreender a totalidade do ente em si.
A totalidade em que o ente está é perceptível...
tracking img