Qualidade de vida no trabalho: ferramenta para controle e prevenção do estresse ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Qualidade de Vida no Trabalho como Ferramenta para o Controle e Prevenção do Estresse Ocupacional
1. INTRODUÇÃO
O trabalho com o passar do tempo foi ocupando a maior parte do tempo do Homem. O que a principio era para abastecer suas necessidades básicas de estabilidade, passa a ser o ponto central da vida do Homem.
Desta forma, o Homem passa maior parte de sua vida em seu local detrabalho, dedicando sua força, dedicação e esforços para as empresas. Ou seja, disponibilizando maior parte do seu tempo ao trabalho do que com suas famílias e amigos.
Além disso, com o avanço tecnológico, o ambiente de trabalho pode ser em qualquer lugar. Em todos os locais pode-se executar suas tarefas para a organização.
Mesmo quando o Homem tenta esquecer suas tarefas na organização, nãoestando no local de trabalho e nem mesmo utilizando a tecnologia, mesmo assim, a vida do Homem gira em do trabalho. O nível de pressão para alcançar as metas pré-estabelecidas e a busca por um espaço no mercado, fazem com que o trabalho seja executado 24 horas por dia.
A organização, por outro lado, percebe cada vez mais, a importância do Homem para o alcance de resultados. Pois a capacidade deentendimento, de criatividade, de solucionar problemas, está presente no capital humano e não nas máquinas.
Sendo assim, a empresa começa a se preocupar com o bem estar do funcionário. A organização passa a oferecer um local favoreça o uso de todas as capacidades do funcionário. Disponibilizando, como por exemplo, lazer, segurança e conforto.
Muitos fatores contribuem para um ambienteimproprio para se trabalhar por isso devem ser identificados e combatidos com políticas e ações que visem diminuir ou mesmo eliminar esses males que afetam, não somente o trabalho, mas também a vida familiar e social dos colaboradores.
A busca pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a implantação de ações apontando melhorias para as pessoas, não pode ser considerada apenas como um custo para asorganizações, uma vez que as despesas com afastamentos e ações trabalhistas geram maiores gastos do que uma medida preventiva.
A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido definida de diferentes formas por diferentes autores. No entanto, praticamente todas as definições tem um ponto comum, o entendimento da QVT como um instrumento de reação ao rigor dos métodos tayloristas e, consequentemente, comoum instrumento que tem por objetivo propiciar uma maior humanização dos mesmos nas decisões e problemas do trabalho.
CHIAVENATO (2010) relata que o termo Qualidade de Vida no Trabalho foi utilizado por Louis Davis na década de 1970 e para ele o conceito refere-se à preocupação com o bem-estar dos trabalhadores no desempenho de suas funções.
A qualidade de vida no ambiente de trabalho vai alémda prevenção acidentes de trabalho; tem que envolver todos os departamentos da organização. Para isso, deve ser desenvolvido um estudo criterioso para melhorar as causas de insatisfação dos funcionários, tanto a vida familiar como a vida social devem ser analisadas sendo que as mesmas refletem no ambiente de trabalho, comprometendo a qualidade da produção e o desempenho em suas funções.2.1 Delimitação do Tema
Uma das primeiras definições de estresse foi feita por um médico austro-húngaro, Hans Selye, desde então, o conceito de estresse tem vindo a evoluir, tendo sido definido como variável independente, dependente e como processo. Ou seja, tendo sido aceito e estudado como estímulo, como resposta ou como interação entre estímulo e resposta, sob a forma de um tipo dedesequilíbrio entre a pessoa e o meio ambiente.
O Homem é o recurso mais importante das organizações, sendo que, é o detentor dos ativos intangíveis que vão aumentar e garantir a sobrevivência e competitividade organizacional diante das novas demandas.
Entretanto, se por um lado cresce a importância do papel que o Homem exerce dentro das organizações, por outro lado, também aumenta a complexidade do...
tracking img