Contos de fada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




O interesse em pesquisar sobre os contos de fadas na educação infantil e sua influência na formação da criança, surgiu pelo encanto em que os mesmos causam nas crianças, também podemos dizer que este tema tem raízes em nossa própria história, envolvida por professores que liam contos de forma inexplicavelmente mágica.

Além disso, consideramos um tema relevante naformação inicial de professores, pois contribui para uma reflexão em sua prática pedagógica. Sendo assim esta pesquisa será baseada nos teóricos específicos, fundamentado para uma educação diferenciada. Pois o importante é que o professor eduque com atitudes e propósitos direcionados a uma educação de qualidade apropriando-se de conhecimentos que garantam um melhor aprendizado a seus educandos, eentendemos também que o papel social da escola é o de proporcionar condições para que os alunos a partir do domínio de determinadas capacidades e habilidades construam conhecimentos e valores. Para isso o foco principal deve ser sempre o aluno e com sua identidade definida por suas experiências, sua forma de ver o mundo e aprendê-lo.

Segundo Emilia Ferreiro, a questão do processo de aquisição daleitura e escrita, além de envolver aspectos motores, cognitivos e perceptivos, contemplam a realidade da criança, levando em consideração as influências culturais e sociais. É importante propiciar a criança um ambiente que a estimule a ler, e que o professor seja o incentivador de diversas formas por meio de atividades diferenciadas, permitindo que a criança tenha contato e um fácil acesso aosmateriais escritos e imagens, para que se apropriem gradativamente da prática da leitura e da escrita (FERREIRO E TEBEROSKY, 1999).

Desta forma o modo como os contos de fadas podem ser contemplar no processo de alfabetização e na construção da subjetividade no formato de projetos didáticos, são os pontos de nossa pesquisa.

Também acreditamos que esta nos trará a possibilidade de refletir sobre aprática docente de contar histórias e os benefícios no desenvolvimento cognitivo do sujeito aprendiz.

Beillerot (2001), diz que é necessário distinguir entre “estar em pesquisa” e “fazer pesquisa”. A distinção entre as expressões deve-se ao fato de que “estar em pesquisa” significa a reflexão que ocorre a partir de um fato ocorrido na prática do professor, refletir sobre sua atitude,procedimento e conhecimento sobre determinado aspecto do ato de ensinar. No entanto, fazer pesquisa é também reflexão e vai além. Pesquisa exige interesse, aprofundamento, vontade de ir além do que esta posto, investigar sob aspectos que vão de encontro as suas convicções ou incertezas, buscar em outros teóricos respostas que lhe faça compreender ainda mais o processo de aprendizagem. Portanto estetrabalho tem como objetivo verificar a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança além de refletir sobre os contos de fadas como formador da subjetividade humana e também mostrar a importância destes na educação infantil.

Quanto ao procedimento metodológico adotado neste trabalho será através da pesquisa bibliográfica.

Segundo Bettelheim (1980), para vivermos intensamentee buscarmos a essência de nossa existência, teremos como mais árdua realização, a busca do significado de nossas vidas e, quando deixamos de fazê-lo é porque este nos escapou.

A aquisição do sentido deste significado é o resultado final de longa construção, pois em cada idade cronológica, ou etapa da vida, devemos ser capazes de encontrar significados compatíveis com os já anteriormenteadquiridos, compreendidos e desenvolvidos. Somente ao alcançarmos a idade adulta poderemos obter compreensão inteligente a cerca de verdadeiro significado da própria existência neste mundo, a partir das experiências nele vividas.

É por isso que não podemos jamais exigir que a mente de nossos filhos funcionem como as nossas eles são seres independentes de nós e necessitam de realizar a sua...
tracking img