Conto de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETMOLOGIA DOS CONTOS DE FADAS:

A palavra portuguesa "fada" vem do latim a fatum (destino, fatalidade, fado etc). O termo se reflete nos idiomas das principais nações européias: fée em francês, fairy em inglês, fata em italiano, Fee em alemão e hada em espanhol. Por analogia, os "contos de fadas" são denominados conte de fées na França, fairy tale na Inglaterra, cuento de hadas na Espanha eracconto di fata na Italia. Na Alemanha, até o século XVIII era utilizada a expressão Feenmärchen, sendo substituída por Märchen ("narrativa popular", "história fantasiosa") depois do trabalho dos Irmãos Grimm. No Brasil e em Portugal, os contos de fadas, na forma como são hoje conhecidos, surgiram em fins do século XIX sob o nome de contos da carochinha. Esta denominação foi substituída por"contos de fadas" no século XX.

Os Contos de Fadas:

Os contos de fadas pode ser avaliado sobre quatro dimensões básica – a história, a antropológica, a psicologia, a literária cada uma com sua devida ênfase em sua área. Pois o mesmo deve ser avaliado no seu contexto histórico, social e cultural na relação à sociedade e à época em que foi produzido. A área que aqui vamos enfatizar será aliterária esta área é bastante complexas pois a literatura apresenta poderosas implicações socioculturais.

A literatura maravilhosa que floresceu, já a partir da Antiguidade, com ecos no terreno do sagrado como a Gesta de Gilgamesb, cujos primeiros fragmentos datam de cerca de 2.100 antes do presente era com elementos provenientes daquele imaginário ancestral povoados de seres mágicos, animaisfantásticos feiticeiros, deuses e gênios. As histórias mitológicas como as de Isis e Osiris e Eros e Psiquê e clássicos como a odisséia influenciaram nos contos de fadas.

Os contos de fadas nos olhos da literatura seria mais complexa pois a literatura apresenta fragmentos socioculturais. Através disso podem se estabelecidos na análise dos textos, pois a linguagem costuma seguir um estilo único, comocostuma seguir a abertura de um conto (Era uma vez”...) . Apesar dessa perspectiva o conto de fadas ainda pode ser confundido com outros gêneros de narrativa como lenda, a fábula e principalmente o conto maravilhoso.

Nelly Novaes Coelho estabelece duas diferenças entre o conto maravilhoso e o conto de fadas. A origem do conto maravilhoso no Oriente como As mil e uma noites, e o conto de fadassurgiu na Antiguidade clássica e tomou forma na Idade Média. A segunda afirmação seria o propósito – no conto objetivo seria o propósito – no conto maravilhoso o objetivo seria sempre de natureza material e/ou sensorial, tal como em O Gato de Botas e Aladim. Já no conto de fadas, a recompensa seria de ordem espiritual e existencial: onde herói ou heroína encontra o amor, transcede obstáculos e sepurifica por meio de provas enfrentadas.

Todorov declara ser o conto de fadas “uma das variedades do maravilhoso, do qual se distingue por uma certa escritura e não pelo estatuto do sobrenatural.

Vladimir Propp afirma que as histórias apresentam cinco pontos que jamais variam sejam quais forem os componentes da trama são eles:

a) A aspiração ou designo – o motivo que leva o herói aação.

b) A viagem –onde o personagem passa por jornada difícil longe do seu lar.

c) O desafio ou obstáculo – algo físico (como floresta, um fosso ---), ou algo como uma profecia (uma bruxa, ogro, uma madrasta cruel---)

d) O mediador – um objeto encantado que auxiliará o herói em sua jornada;

e) A conquista do objetivo – quando o herói ou heroína finalmente cumpre seupropósito, é a hora do “felizes para sempre “.

Outro pesquisador importante, o finlandês Anti Aarne desenvolveu um sistema de classificação segundo unidades temáticas, que foi publicada em 1910. Segunda edição 1928, e terceira edição em 1961 que contribuiu ao editor Stith Thompson, passando a ser conhecida como o Sistema Aare Thompson. Esse sistema procura mapear semelhança entre contos de...
tracking img