Trabalho de economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

1ª Questão:
Descreva e analise as características fundamentais do Plano de Metas do Brasil:

Resposta:
Em 1956, com a chegada de Juscelino Kubitschek ao poder, o Brasil entra na chamada fase desenvolvimentista. Juscelino estabeleceu um Plano de Metas que tinha com objetivo "crescer cinquenta anos em cinco”.Desenvolver a indústria de base, investir na construção de estradas e de hidrelétricas e fazer crescer a extração de petróleo, tudo com o objetivo de arrancar o Brasil de seu subdesenvolvimento e transformá-lo num país industrializado. Os industriais brasileiros continuavam investindo nos setores tradicionais (tecido, móveis, alimentos, roupas e construção civil), e as multinacionais entravam noBrasil pela primeira vez, para a produção de bens de consumo.
O plano teve tanto consequências positivas quanto negativas para o país. Por um lado, deu-se a modernização da indústria; por outro, o forte endividamento internacional por causa dos empréstimos, que fizeram possível a realização do plano e a dependência tecnológica, sem falar na inflação que assolou o país. Houve também um grande êxodorural, porque, à medida que os centros urbanos se desenvolviam, as características da vida rural não progrediam e reformas não eram implementadas.
O Plano de Metas dividiu-se em 31 metas que privilegiavam 5 setores da economia brasileira: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação. A construção de Brasília representou o novo Brasil que JK pretendia formar, uma vez quepermitiu a expansão rumo ao interior, que por sua vez estaria integrado com o resto do Brasil por rodovias. Nesse plano, JK reuniu o capital estatal, privado nacional e o estrangeiro.

2ª Questão:
Quais foram as principais medidas de combate à inflação assumidas no PAEG no primeiro Governo Militar no Brasil? Quais foram os principais resultados?

Resposta:
As principais medidas de combate àinflação no PAEG e seus principais resultados são a redução do déficit público mediante a redução dos gastos e da ampliação das receitas por meio da reforma tributária e do aumento das tarifas públicas, com isso o déficit público reduziu-se de 4,2% do PIB em1963 para 1,1% em 1966; Restrição do crédito e aperto monetário. Houve aumento das taxas de juros reais e, consequentemente, do passivo dasempresas. Esse fato levou a uma grande onde de falências, concordatas, fusões e incorporações, processo este que atingiu principalmente as pequenas e médias empresas dos setores de vestuário, alimentos e construção civil; Política salarial, em que se supunha a existência de uma taxa de desemprego relativamente baixa, o que levava a elevados salários reais e inflação crescente.

3ª Questão:
Discuta asprincipais mudanças institucionais resultantes das reformas monetária e financeira no Brasil na década de 1960:

Resposta:
Os principais objetivos da reforma eram criar condições de condução independente da política monetária e direcionar os recursos nos montantes e condições adequados às atividades econômicas. Para que tais objetivos fossem concluídos, foram criadas as seguintes medidas,Instituição da correção monetária e criação da ORTN, cuja variação determinaria o índice de correção monetária e tinha por objetivo dar credibilidade e viabilizar o desenvolvimento de um mercado de títulos públicos que fornecesse instrumentos de financiamento não inflacionários do déficit público; criação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil que procurava criar condições paraque a política monetária fosse conduzida de forma independente; Criação do Banco Nacional da Habitação com o objetivo de eliminar o déficit habitacional existente e a reforma do mercado de capitais, baseado no modelo financeiro norte-americano, caracterizado pela especialização do mercado.

4ª Questão:
Examine as mudanças ocorridas na economia mundial e no Brasil que permitiram o forte...
tracking img